14-Bis: conheça a curiosa história da invenção do primeiro avião do mundo
O primeiro voo do 14-Bis aconteceu no campo de Bagatelle, região central de Paris, na França. Na época, a capital francesa era uma das principais cidades do mundo quando o assunto era inovação e desenvolvimento.
Os jornais nas semanas seguintes estamparam em suas capas o feito do mineiro Alberto Santos Dumont, que entrava para a história como um dos pioneiros da aviação mundial, ganhando a honrosa alcunha de “pai da aviação”.
Quando Santos Dumont inventou o avião e o curioso nome “14-Bis”
Em 23 de outubro de 1906, o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, em Paris, foi a primeira pessoa a levantar voo em um veículo mais pesado que o ar sem precisar de um objeto propulsor para decolar.
Antes da primeira decolagem do então recém criado 14-Bis, o primeiro avião do mundo voava acoplado ao balão dirigível número 14 de Santos Dumont. Por isso, o 14-Bis foi batizado com esse nome. O balão tinha a função de diminuir o peso do avião acoplado para facilitar que ele levantasse voo.
14-Bis, então, fazia uma referência ao balão de Santos Dumont que acompanhava a recente invenção e significava “14 de novo”. Na França, porém, o 14-Bis tinha outro nome e era conhecido como “Oiseau de Proie”, que em português significa “Ave de Rapina”.
Como foi o primeiro voo sem o balão
Como o balão deixava os voos mais devagar, Alberto Santos Dumont começou a fazer testes para tentar decolar o 14-Bis de forma independente ao dirigível. A primeira tentativa aconteceu em agosto e ocorreu com sucesso, mas Dumont não ficou totalmente satisfeito, principalmente por conta da estabilidade do voo.
Depois de outras tentativas, um novo motor e outros reparos no avião, o dia 23 de outubro de 1906 se tornou a data do primeiro voo oficial do 14-Bis. O público de mais de mil pessoas que acompanhava a façanha no campo de Bagatelle, no centro de Paris, viu Santos Dumont levantar voo com o 14-Bis por uma distância de 60 metros durante cerca de 7 segundos, a uma altura de aproximadamente dois metros do chão.
Apesar desse ser considerado o primeiro voo do 14-Bis, o sucesso da invenção do aviador se deu mesmo algumas semanas depois, em 12 de novembro. Sob olhares do público e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, o avião voo por 220 metros durante quase 22 segundos, um recorde até então.
Pelo voo, Santos Dumont recebeu 1.500 francos como premiação dada pelo Aeroclube da França.