5 emissoras brasileiras de TV que fecharam as portas
Desde a primeira estreia da televisão no Brasil, muitas emissoras marcaram presença no lar dos brasileiros. Em diferentes horários, a programação ia desde às famosas telenovelas, os tradicionais jornais e eventos esportivos que marcaram a memória da sociedade brasileira e, por consequência, constitui um grande acervo do audiovisual do Brasil.
Os primeiros canais de TV no Brasil
Entre 1950 a 1980 a TV Tupi marcou a história da televisão brasileira, sendo a primeira emissora a transmitir programações no Brasil. Fundada por Assis Chateaubriand em 1950, a emissora se destacou sendo líder em audiência na década de 50. Trazendo grandes talentos, a emissora trouxe para as telas o Sítio do Pica Pau Amarelo, o Repórter Esso e as primeiras telenovelas.
Com a ausência de profissionais direcionados para a televisão, os primeiros compor os cargos foram apresentadores e atores do rádio. Um dos feitos mais memoráveis, foi a realização de uma das primeiras transmissões ao vivo no Brasil. Mesmo sem a tecnologia de transmissão via satélite à disposição, a Tupi adotou um sistema complexo que envolvia o uso de aviões para enviar as imagens da inauguração de Brasília, ocorrida em 21 de abril de 1960.
Contudo, em decorrência de problemas administrativos e financeiros, a Tupi enfrentou dificuldades que resultaram na impossibilidade de renovar suas concessões. Como consequência, seu sinal foi encerrado em 18 de julho de 1980, às 12h36, no edifício sede em São Paulo, gerando protestos por parte dos espectadores.
Outra que teve uma presença muito forte foi a TV Manchete, sua inauguração foi marcada por equipamento de ponta e de alta qualidade. Inicialmente a emissora teve como foco o jornalismo, apresentado cobertura de esporte nacional e internacional. Ainda na programação, a TV tinha como produção as telenovelas, e também eventos como a Copa do mundo e Olimpíada.
Outras emissoras que marcaram a histórias da TV no Brasil foram: MTV Brasil, TV Jovem Pan e Mix TV. Ainda presentes na memória afetiva dos brasileiros. A primeira teve seu destaque voltado para a inovação dos programas, já na década de 90. A TV Jovem Pan marcou presença nas coberturas jornalísticas e também no esporte. E, por último, a Mix TV trouxe programações mais robustas que chamaram a atenção dos telespectadores.