6 Acontecimentos que Mudaram para Sempre a História da Humanidade
Ao longo de toda a história da humanidade, muitos eventos canônicos foram responsáveis por nos desenvolver até chegarmos ao que hoje conhecemos como tecnologia, meios de produção e comunicação. Entretanto, dentre esses, existem alguns que sobressaem e ganham tamanha notoriedade e importância que nunca deixarão de ser lembrados, não importa o século em que se esteja.
Mudar o rumo da história é para poucos. Geralmente não se sabe, no momento em que as coisas estão acontecendo, que elas terão tanto peso no futuro para o desenvolvimento do ser humano e de suas capacidades – ainda que se imagine. Porém, hoje veremos seis desses eventos que, desde o princípio, conseguíamos vislumbrar que não sairíamos os mesmos deles.
A Revolução da Agricultura
Compreendendo um longo período da história da humanidade – de 11000 a.C. a 4000 a.C. – essa revolução aconteceu de maneira lenta, mas a cada passo que dava alterava completamente os rumos da história.
Foi nesse período que o homem passou a utilizar ferramentas agrícolas, criar animais de estimação e para o abate e consumo, além de desenvolver ferramentas mais complexas e manuseá-las com maestria. Essas mudanças, que a princípio parecem ser tão óbvias e naturais, foram as que possibilitaram aos grupos humanos deixarem de ser nômades e fixarem-se em locais.
Portanto, o conceito de comunidades, cidades e aldeias começa a surgir exatamente entre esse intervalo. Desde então, toda a estrutura da humanidade é organizada dessa forma. Cidades, estados, comunidades e grupos locais são como os governos se organizam, tamanho foi o sucesso dos avanços da Revolução Agrícola.
A Invenção da Prensa de Gutenberg
No ano de 1430, o alemão Johannes Gutenberg inventou uma máquina que chamou de “prensa”, que tinha como função permitir que manuscritos fossem impressos em larga escala.
Essa revolucionária invenção permitiu o início da difusão em massa de informação e conhecimento, perpetuando no tempo pensamentos de pessoas comuns. Assim, a partir da prensa, pessoas de lugares remotos e, mais ainda, as que ainda nem sequer haviam nascido, poderiam ter acesso ao conhecimento que foi produzido séculos antes de elas existirem.
A prensa de Gutenberg possibilitou o que chamamos hoje de imprensa, abrindo caminho para que jornais, livros e impressos pudessem existir.
A Primeira Revolução Industrial
Acontecendo por volta do ano de 1760, na Inglaterra, a Primeira Revolução Industrial desencadeou consequências em todo o mundo e foi responsável por transformar as relações de trabalho existentes até então. Nela, criou-se o desenvolvimento de cidades de forma mais densa, além de possibilitar a criação do conceito de proletariado, o desenvolvimento de máquinas, o surgimento da produção em larga escala e o incentivo ao imperialismo, uma vez que as novas potências industriais precisavam de matéria-prima para produzir.
A organização de trabalhadores em sindicatos e movimentos nos dias atuais são influenciadas quase que completamente por esse momento da história.
A Primeira Guerra Mundial
A Grande Guerra teve início no ano de 1914 e terminou apenas quatro anos depois.
O evento, naquele momento, também influenciou o imperialismo, mas, principalmente, a corrida armamentista mundial. É inegável que um evento de magnitude global influenciaria o caminho que toda a humanidade tomaria dali em diante.
As decisões que aconteceriam nas décadas posteriores – inclusive a Segunda Guerra Mundial – possuem uma poderosa influência dos acontecimentos dessa época. O Tratado de Versalhes, assinado em 1919 para selar o fim do conflito, diz muito sobre o que nos tornamos neste século.
A Revolução Francesa
Consolidando-se em 1789 com a queda da Bastilha, a Revolução Francesa foi o evento base para o que hoje entendemos como a difusão de pensamentos republicanos e democráticos em todo o mundo. Por outro lado, o mesmo evento serviu como marco para demonstrar o poder da burguesia e o domínio que ela possui sobre a mão de obra trabalhadora, explicitando os problemas do capitalismo como modelo econômico.
Debates entre esquerda e direita – conceito criado nessa época – são hoje em dia temas de boa parte dos canais de notícias e da política, sendo evidente que, assim como vimos antes da queda da Bastilha, ainda há no mundo a mesma lógica por trás da exploração da mão de obra dos mais pobres: a classe burguesa é a detentora do capital, embora seja a classe trabalhadora que permita que ele seja produzido e angariado.
A Revolução Digital
Começando na década de 1970 e ainda acontecendo, ela possui um impacto extremamente significativo na vida cotidiana do ser humano no século atual.
É aqui que a era dos computadores pessoais começa a se desenvolver e muitos utensílios industriais começam a se automatizar. Desde então, com a criação da internet e a revolução na forma como os seres humanos se comunicam em qualquer circunstância, a tendência é que a tecnologia passe cada vez mais – se é que isso é possível – a tomar conta de processos que, hoje, são feitos e controlados por humanos.
O extenso debate sobre as inteligências artificiais substituírem profissões, em 2023, é um exemplo disso e, ao que parece, é só o começo. Tal como a Revolução Agrícola, a Revolução Digital parece ser uma daquelas que duram milhares de anos e está longe de ter um fim.