Oscar 2024 faz escolha inacreditável sobre diretora de Barbie, Greta Gerwig
A lista de indicados ao Oscar 2024 está dando o que falar desde que foi divulgada oficialmente pela Academia de Hollywood, ainda na terça-feira (23). Acontece que, além de nomes já esperados, o evento optou por ‘ignorar’ certas performances que se destacaram no cinema ao longo do ano.
Esse foi o caso da diretora Greta Gerwig, que dirigiu o filme Barbie, e foi deixada de lado ao não ser indicada ao Oscar de Melhor Direção. A decisão da Academia, inclusive, revoltou parte do público.
Na lista de indicados a Melhor Direção, apenas uma mulher está presente: a francesa Justine Triet, responsável pelo filme Anatomia de uma Queda. Ainda falando de Barbie, Margot Robbie, que viveu a famosa boneca nas telonas, também não recebeu uma indicação de Melhor Atriz pelo se elogiado trabalho.
Elenco de Barbie se pronuncia
Apesar de Barbie ser considerado esnobado em algumas categorias, o longa soma oito indicações ao Oscar – incluindo a de Melhor Ator Coadjuvante, atribuída ao ator Ryan Gosling, que viveu o hilário Ken. Após a divulgação da lista de indicados, o galã falou sobre o assunto e citou as colegas de elenco.
Em nota à CNN, Ryan Gosling disse estar “extremamente honrado” de ser indicado ao lado de outros atores de sucesso. “Nunca pensei que diria isso, mas também estou incrivelmente honrado e orgulho que [a indicação] é por minha interpretação de um boneco de plástico chamado Ken“, afirmou.
Contudo, o ator não deixou de lado as críticas à premiação. “Mas não existe Ken sem Barbie – e não existe um filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie, as duas pessoas que são as verdadeiras responsáveis por esse filme histórico que é sucesso mundial. Nenhum reconhecimento seria possível para ninguém nesse filme sem o talento, coragem e genialidade das duas. Dizer que estou decepcionado por elas não terem sido indicadas em suas respectivas categorias seria um eufemismo”, disparou.