Saiba o motivo pelo qual o Vietnã proibiu a exibição do filme Barbie
Parece que nem todo mundo ficou entusiasmado com o lançamento do filme Barbie. A poucos dias do seu lançamento, o Vietnã proibiu a exibição nos cinemas do filme “Barbie”, protagonizado pela atriz Margot Robbies e Ryan Gosling. A produção se passa em meio a uma crise existencial a Barbie, de Robbie, e o Ken, de Gosling, são expulsos da Barbieland e partem em direção ao mundo real.
Para alguns parece um filme inofensivo, mas a imprensa estatal do Vietnã explicou que a proibição da produção do filme nos cinemas se deve ao fato de que, em uma cena, é exibido um mapa que atribui uma zona marítima disputada à China.
Confira os detalhes sobre a proibição do filme Barbie no Vietnã
O filme que faz relação com mundo da boneca mais famosa do mundo, a Barbie, estava programado para estrear em 21 de julho no Vietnã. Contudo, a produção foi proibida porque, em uma cena, mostram um mapa com a chamada “linha de nove pontos” que representa as reivindicações marítimas da China em um mapa que, por sua vez, é rejeitada pelo Vietnã.
“O Conselho Nacional para Avaliação e Classificação Cinematográfica assistiu ao filme e tomou a decisão de proibir sua exibição no Vietnã devido à violação da ‘linha de nove pontos'”, disse Vi Kien Thanh, diretor do Departamento de Cinema do Vietnã, ao portal de notícias Dan Tri.
Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que o país proíbe a estreia de um filme. Em 2022, o filme “Uncharted: Fora do Mapa”, estrelado pelo ator Tom Holland, foi cortado dos cinemas pelo mesmo motivo.
Em 2018, a comédia romântica “Podres de Ricos” também enfrentou uma situação semelhante. No filme, havia uma cena em que uma bolsa de grife exibia um mapa com referência às ilhas disputadas no Mar da China Meridional. Essa representação causou a mesma reação e, consequentemente, a cena foi removida no Vietnã.