Mattel planeja mais 45 filmes após sucesso de Barbie
Para aqueles que pensaram que a Mattel, a companhia detentora dos direitos da icônica boneca Barbie, iria parar após a primeira produção, estão enganados. O filme baseado na boneca mais famosa do mundo já é considerado um enorme sucesso dentro do universo dos brinquedos. Não por acaso, a empresa americana divulgou que tem planos para lançar outros 45 filmes, todos baseados em seu vasto portfólio de brinquedos, jogos e afins. Os projetos promissores incluem produções: Hot Wheels, Polly Pocket, Barney e Uno.
Com essa nova proposta de “universo expandido”, especialistas acreditam que a empresa não deve ser comparada a outras produções, como a da Marvel. Isso se deve ao fato de que a Mattel não possui em seus brinquedos uma interconexão narrativa. Nesse sentido, cada um tem sua própria “história” e não há uma continuidade compartilhada entre eles, diferentemente do que acontece no universo da Marvel.
“O que faz a Marvel ser a Marvel é o fato de ter um universo interligado de personagens. Isso sempre esteve presente nas histórias em quadrinhos. No caso da Mattel, as várias marcas não possuem relação entre si, exceto o fato de serem fabricados pela mesma empresa”, afirma Pablo Miyazawa, jornalista especializado em cultura pop.
Estratégia de Marketing
Diferente de outras marcas, a Mattel possui uma abordagem singular. Com uma proposta inovadora, a empresa adota uma estratégia de marketing centrada no entretenimento. Especialistas destacam que o grande desafio da empresa é criar histórias envolventes para esses personagens e inseri-los de forma atualizada. Para que isso ocorra, é necessário adotar uma estratégia diferenciada.
Vale recordar que a estratégia da Mattel com a Barbie não é nova. Em 1980, a empresa conseguiu os direitos de produzir bonecos do filme “Conan, O Bárbaro”. No entanto, as vendas despencaram depois que os pais acharam o filme muito violento. Diante desse ocorrido, a companhia optou por criar uma linha de bonecos Metres do Universo. Para poupar, a cabeleira do Conan foi pintada de loiro e o boneco foi relançado como He-Man.
Para impulsionar as vendas, a Mattel contratou a Filmation Studios para criar uma animação que teve 130 episódios produzidos entre 1983 e 1985, e que foi um grande sucesso na televisão brasileira. A estratégia usada na época é muito semelhante à que estão utilizando hoje em dia para promover a venda dos brinquedos.