Qual é o papel da Polícia Federal na sociedade?
Muito tem curiosidade em saber o que a Polícia Federal faz na sociedade. Saiba que a Polícia Federal pertence ao Estado, não ao governo. Assim, cabe a ela servir a todos, sem predileções. Contudo, é importante mencionar que o Ministério da Justiça e o presidente da República não têm permissão para decidir sobre quais casos devem ou não ser investigado. Desse modo, a Polícia Federal possui essa autonomia em como proceder às investigações.
O papel da Polícia Federal na sociedade
A Constituição de 1988 faz referência à Polícia Federal, assim nela está incluída todas as funções básicas que ela deve desempenhar na sociedade civil. De outra forma, pode-se afirmar que a Polícia Federal possui as seguintes tarefas:
A primeira de todos é apurar atos que foram contra aa ordem política e social em nível nacional como, o terrorismo. O segundo é apurar as infrações penas praticadas em detrimento de bens, serviços e interesses do Estado brasileiro, nesse ponto inclui=se lavagem de dinheiro, violação de direitos humanos.
Seguindo, nas atribuições da Polícia Federal está a apuração de outras inflações penais caso seja de repercussão interestadual ou internacional e exija repressão regular. O papel da PF também é combater o tráfico de entorpecentes e drogas semelhantes.
Entre suas funções está também o combate ao contrabando de mercadorias, exerce também a fiscalização marítima, aeroportuária e de fronteiras. Curiosamente, é da competência da PF a proteção dos chefes de Estados de outros países e também de organizações internacionais.
O combate aos crimes cibernéticos também estão na lista das atribuições. O controle de armas em circulação no Brasil. E, por fim, é das atribuições da PF o combate aos crimes ambientais e contra o patrimônios históricos. Cabe também a Polícia Federal, os processo de imigração; a expedição de passaportes; a obtenção de registros de antecedentes criminais; o processo de adoção internacional; e a segurança privada.