O que foi a Operação Lava Jato?
A Operação Lava Jato, foi umas maiores iniciativas de combate a lavagem de dinheiro e a corrupção do Brasil. A operação iniciou em 2014, na época, foram enquadra quatro organizações criminosas que teriam relação com agentes públicos, empresários e doleiros, passando a ser investigadas pela Justiça Federal em Curitiba.
Durante a investigarão, foram apontadas uma série de irregularidade na Petrobras, uma das maiores estatais do Brasil. As provas indicavam para contratos irregulares que apresentavam um valor exorbitante com foi o caso da construção de uma usina nuclear Angra 3.
Os desdobramentos da Operação Lava Jato
Vale menciona que o nome Lava Jato decorre do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava jato que movimentava os recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações criminosas que estavam sendo investigadas na época.
Por se tratar de um esquema extremamente complexo e delicado, foram criadas novas frentes de atuação para haver investigações em vários estados como Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Além dessas frentes de atuação, foram incorporados inquéritos criminais junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e o Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Após mais de seis anos de funcionamento, em 2021 o trabalho foi incorporado pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos). Desse modo, no caso do Paraná e Rio de Janeiro, os processo e inquéritos sobre a Lava Jato passaram a ser incorporados nos acervo do Gaecos.
Assim, atualmente, os Gaecos estão presentes em alguns estados como em Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pará e no Amazonas. No que tange ao estado de São Paulo, por decisão da procuradoria titular do 5º Ofício Criminal, os acontecimentos pertinentes a operação foram redistribuídos na própria unidade.