Madeleine McCann poderia nunca ter existido? Entenda a polêmica
Com o advento da internet e a popularização das redes sociais, qualquer pessoa passou a poder se comunicar com o mundo e divulgar seus pensamentos mais profundos sem precisar necessariamente de um intermediador, como um grande veículo de mídia, por exemplo, para que sua mensagem alcançasse milhões de pessoas.
Com um mundo tão polarizado e com pessoas de culturas e ideais diversos no mesmo ambiente cibernético, é fácil entender o fenômeno de grupos que se reúnem como tribos entorno de seus gostos e pensamentos em comuns. Passou a ser fácil não se sentir sozinho e perceber que existem outras pessoas semelhantes com quem conversar.
Isso deu margem, porém, para que pessoas que tendem a crer que teorias de conspiração são verdadeiras pudessem se unir e aprofundar suas ideias – muitas vezes anticientíficas – ainda mais. Não é difícil encontrar fóruns terraplanistas ou quem defende o Holocausto na segunda grande guerra.
Por outro lado, a popularização recente da cultura true crime fez com que grupos de conspiracionistas passassem a gostar de engajar na criação de teorias e de especulações sobre crimes que nunca chegaram à uma solução.
O caso da menina Madeleine McCann não ficou de fora.
Entenda a teoria
Recentemente usuários do Twitter passaram a especular que Madeleine McCann nunca existiu. Não demorou muito para que a discussão se tornasse uma febre entre amantes de teorias de conspiração na rede, passando usuários a apresentar “argumentos” para a tese.
A teoria tem basicamente um argumento central: a de que nunca foi divulgada mais do que duas fotos da menina desaparecida para o público. Este “fato” seria estranho, pois, segundo eles, seria natural que os pais da garota quisessem um monte de fotos diferentes de Madeleine espalhadas pelo mundo para facilitar que sua filha fosse encontrada.
Criar Madeleine McCann seria, segundo os conspiracionistas, “alguma coisa do governo para conseguir dinheiro ou arruinar Portugal como um ponto turístico ou algo assim”.
Mais nada é acrescentado. A teoria é apenas isso. Porém essa é só uma das teorias envolvendo o nome da garota. Conspiracionistas com hiperfoco em true crime sempre são atraídos para outras ainda mais novas e que, teoricamente, são melhores e mais plausíveis do que a anterior. Assim, dentro de suas bolhas, se prendem dentro de suas próprias verdades.
Madeleine McCann segue desaparecida desde 2007.