Joe Hunt e o Clube dos Garotos Bilionários: crimes, investigação e prisão
Um grupo de jovens da Harvard Club, uma escola preparatória para a conceituada faculdade de mesmo nome, não estava satisfeito com a vida que levavam, por mais que as condições financeiras que tivessem não fossem ruins. Mas eles queriam mais. Porém, o dinheiro que queriam não era um fim, mas um meio para o objetivo principal: status social.
Assim, Joe Hunt ao lado de Ben Dosti e Dean Karny começaram um grupo de investimentos chamado BBC, em homenagem a Bombay Bicycle Club, grupo de ciclismo que costumavam frequentar em Chicago, Estados Unidos. A ideia era que, utilizando-se de sua conhecida lábia e boa conversa, Hunt convencesse investidores de famílias ricas a confiar seus ativos monetários em seu fundo.
Entretanto, o grupo não queria lucrar e ser verdadeiramente confiável aos investidores, mas sim aquilo que ter muito dinheiro pode proporcionar. Com as habilidades de Hunt trazendo sucesso para o grupo – e com sucesso leia-se dinheiro fácil – todos começaram a gastar desenfreadamente as quantias que não lhe pertenciam. Hunt comprou um escritório caríssimo para a empresa funcionar e todos usufruíam dos investimentos feitos no grupo para fazer festas e comprar carros.
Um mais esperto que outro
Um dos potenciais investidores que Jon Hunt tentou convencer a aplicar no BBC foi Ron Levin, um homem que assim que ouviu Joe argumentar já havia entendido que ele era um mentiroso. Isso porque Levin sabia reconhecer alguém como ele assim que o ouvia. Ele era um charlatão bem mais experiente que Hunt e não iria ser passado para trás.
Para brincar com Hunt, que nitidamente tentou ludibriá-lo, Levin decidiu encarar este fato como um jogo divertido que, no fim, ele sairia dando boas risadas. Para isso, Ron criou uma linha de crédito de cinco milhões de dólares e aplicou no fundo de investimento de Hunt, Ben e Dean colocando como meta para o grupo dobrar esse valor.
Na mesma semana em que a linha de crédito foi criada, os jovens perderam quatro milhões do cinco milhões colocados na empresa. Ron Levin seguiu com a farsa e, sete semanas depois, a linha de crédito já valia 14 milhões de dólares. A promessa de Levin era de que o lucro, após a dobra do valor inicial, ficaria com o BBC.
Com a linha valendo quase três vezes mais do que havia sido aplicada, mesmo com quatro milhões escorrendo pelo ralo, Hunt e seus amigos ficaram cegos perante tamanha quantia disponível e passaram a comprar casas em condomínios de Luxo em Beverly Hills, a promover festas, bebendo e comemorando o fato de que o plano do grupo em atingir um bom status social estava dando certo.
Tudo em excesso faz mal
A extrema confiança que Joe Hunt e seus amigos tinha em seu principal investidor Ron Levin começou a levá-los à ruina. Isso por que a cegueira perante a enorme quantia “aplicada” por Ron via linha de crédito fez com que não percebessem que a mesma era falsa e que que não havia montante nenhum. O homem os havia ludibriado dizendo a uma corretora que estava fazendo um documentário sobre negociação de commodities para conseguir a linha. Nada havia saído do papel.
Agora, oficialmente quebrado, o BBC deveria contar a outros investidores que o dinheiro que haviam aplicado estava perto do fim.
Porém o grupo, percebendo agora a malandragem de Ron, ainda tentaria contornar tudo isso. Hunt estava fissurado com a ideia de matar Levin, principal causador de suas ruínas. Para isso, contrataram Jim Graham — cujo nome verdadeiro era James Pittman Jr — para ser, inicialmente, chefe de segurança do círculo interno do BBC.
Contudo, o tempo estava ficando curto, já que membros investidores do BBC começaram a se questionar do porque suas contas estavam esvaziando tão rápido e nenhuma quantia estava entrando.
O medo de perder todo o status que havia conquistado fez com que Hunt tomasse uma decisão: era hora de agir.
A ruína
Usando como pretexto uma falsa reunião entre investidores, Jim, o segurança, se apresentou à Levin. O plano de Hunt era fazer com que Ron assinasse ativos financeiros e depois Jim o matasse.
Conseguindo, momentaneamente, a confiança de Levin, Jim, que estava reunido com o experiente charlatão no apartamento dele, em determinado momento revelou sua verdadeira face: ele era uma assassino de aluguel que havia sido contratado para executá-lo. A única saída para o rapaz sair vivo era que depositasse um milhão e meio de dólares numa conta bancária suíça.
Joe também apareceu no quarto do Ron, se revelando o contratante do serviço e, com a extensa discussão que tiveram, Ron aceitou dar um cheque para o rapaz. Porém, o plano seguiu e Levin foi morto com um tiro na cabeça e levado para o isolado e desértico Soledad Canyon em Los Angeles, onde o corpo foi desovado após receber mais tiros no rosto para ser desfigurado. Hunt queria descontar sua raiva por completo.
Por outro lado, no BBC, tudo permanecia da mesma forma e, ao que tudo indicava, o dinheiro de Ron poderia salvar a empresa. Havia-se uma preocupação com o fato de que nenhum dinheiro estava entrando, mas as aparências permaneciam. Isso chamou a atenção de um certo rapaz.
Reza Eslaminia e o fim
Reza era um jovem iraniano que frequentou algumas festas do BBC. O rapaz ficou impressionado com tudo aquilo que viu e decidiu entrar para o grupo. Hunt enxergou, ali, uma oportunidade para aumentar ainda mais seu poder: sequestrar o pai milionário de Reza e pegar seu dinheiro.
Porém, além da polícia já estar em seu encalço, a ação deu completamente errada já que o homem sequestrado morreu durante o crime, sufocado na caixa de papelão que foi colocado. Desovado o corpo, porém, Hunt descobriu, ao tentar fraudar assinaturas do pai de Reza para acessar suas contas, que o homem não tinha quase dinheiro algum.
Com os investidores do BBC cada vez mais em seu pescoço querendo o próprio dinheiro de volta, com a polícia em seu entorno e com o cheque que Ron Levin deu antes de ser morto sendo recusado pelos bancos, garotos do próprio BBC se entregaram e contaram a verdade sobre sobre o fundador.
Com Dean Karny, pouco tempo depois, começando a ajudar nas investigações, não demorou para que tudo desmoronasse de vez.
Joe Hunt foi julgado e condenado à prisão perpétua aos 26 anos e Jim Graham não conseguiu dinheiro para sua fiança de um milhão de dólares.
Ao ouvir o veredicto, Joe Hunt olhou para a família e deu de ombros, dizendo para si e para o mundo que, no fim, talvez, tudo aquilo tivesse valido a pena mediante tudo que viveu e continuaria vivendo caso o grupo não tivesse acabado.
Mas acabou.