Qual a altura mínima para ser policial feminina?
A fase de escolha de uma profissão pode ser a mais esperada para alguns. Quando entramos nessa fase, as possibilidades são infinitas, indo desde a área das exatas até a área da saúde. No entanto, para aqueles que desejam se tornar policiais, em especial, as mulheres, talvez as informações a seguir sejam valiosas para ajudá-los a tomar essa grande decisão.
Pré-requisitos para ser policial feminina
Antes de tudo, para se tornar uma policial militar, é essencial se preparar para conquistar a aprovação em todas as etapas do processo seletivo, desde a prova do concurso até os requisitos físicos, psicológicos exigidos. Desse modo, os principais requisitos para ingressar na carreira de policial militar sendo mulher incluem algumas condições básicas, sendo elas: nacionalidade brasileira, idade entre 18 e 30 anos, certificado de conclusão do ensino médio e aprovação no concurso público.
Para além das etapas técnicas é preciso ser considerada apta nos exames de saúde, que abrangem avaliações médicas, odontológicas, psicológicas e toxicológicas. Agora vem o tão temido teste físico, mais conhecido como: Teste de Aptidão Física (TAF), que requer um mínimo de 1,55 metros de altura (1,65 metros em alguns casos, conforme o edital). Além disso, a candidata precisa ser aprovada na investigação social.
Outro critério que precisa ser cumprido é a posse da Carteira Nacional de Habilitação na(s) categoria(s) exigidas em edital, geralmente B ou AB. Manter as obrigações eleitorais em dia é essencial. E, por último, talvez a mais polêmica, alguns editais podem incluir requisitos relacionados ao peso adequado e à ausência de tatuagens visíveis durante o uso do uniforme. Por isso, antes de prestar o concurso é preciso fazer a leitura atenta do edital, para não ter problemas.