News do Dia
Últimas notícias

Do choque ao controle: Como lidar com perfurações por arma branca

O conceito de arma branca é conhecido por quase todas as pessoas. De modo geral, é todo e qualquer tipo de objeto que não dependa de pólvora ou de material explosivo para causar dano à si ou à outrem. Por isso, na língua inglesa, são chamadas de “cold weapons” ou “armas frias”. Suas espécies podem ser duas, mas a quantidade de material que se encaixa nessas classificações são imensas.

Quais ferimentos uma arma branca pode causar?

Entende-se por “ferimento por arma branca” todo trauma físico, autoinfligido ou não, que foi causado por meio de algum tipo de violência através de algum objeto que não a arma de fogo. Segundo o site AbcMed, são sete os tipos de lesões:

  • Ferimentos perfurantes: quando o ferimento é feito com um instrumento que perfure o tecido com uma ponta aguda que pode ter diversos formatos. O risco relacionado a este tipo de ferimento é a perfuração de órgãos internos, potencialmente gerando uma hemorragia interna ou externa.
  • Ferimentos cortantes: feitos com instrumentos que possuam lâminas. Normalmente, os ferimentos cortantes geram graves hemorragias externas.
  • Ferimentos contundentes: ocorrem quando são feitos através da pressão do objeto contra o corpo, sem a necessidade de perfuração da pele da vítima, porém gerando danos interiores. Este tipo de ferimento pode ocasionar a laceração de tecidos internos. Os objetos que mais comumente causam esse tipo de ferimento são martelo, pedaço de pau, etc.
  • Ferimentos perfurocortantes: ferimentos que, além de cortar, geram danos pela perfuração, assim perfurando o tecido interior e exterior. Geralmente causam a perfuração de tecidos internos, hemorragia externa e sangramentos internos. 
  • Ferimentos cortocontundentes: são lesões que, além de cortar, geram danos pela contusão ou impacto. Assim, os riscos são a perfuração de órgãos, amputações e ferimentos relacionados.
  • Ferimentos perfurocontundentes: aqueles causados por objetos que perfuram e geram contusão com o impacto de forma simultânea. Os riscos relacionados a este tipo de ferimento são a perfuração de órgãos internos e hemorragias.
  • Ferimentos perfurocortocontundentes: são considerados a categoria de ferimentos mais complexos de se tratar, pois eles causam os três tipos de danos possíveis através de armas brancas. Eles perfuram, cortam e fraturam. Os riscos são todos aqueles possíveis aos ferimentos perfurantes, cortantes e contundentes. Facão é um exemplo de arma branca que pode causar esse tipo de lesão.

Como lidar?

O tratamento dos ferimentos por arma branca depende de qual tipo de lesão foi causada à vítima. Cada uma das sete espécies demanda um cuidado diferente por parte do corpo médico. Fato é que, independente de qual seja, ainda que aparente ser leve e sem lesões muito profundas, uma unidade hospitalar deve ser procurada com urgência para que exames internos e externos sejam feitos a fim de garantir que nada foi danificado de forma mais seria.

Mais ainda, se porventura a arma branca ainda estiver presa no local do ferimento, é indicado que a vítima não faça a remoção da mesma por conta própria. A retirada do objeto danoso deve ser feita em um ambiente controlado por médicos a fim de que não gere traumas maiores para a vítima, como por exemplo uma hemorragia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.