Traços que marcaram época: o legado artístico das obras de Pablo Picasso
Pablo Picasso é considerado um dos artistas responsáveis pela revolução da arte no começo do século XIX. Demonstrando seu talento desde a juventude, o pintor foi adepto do estilo realista durante a infância e adolescência, migrando sua estética a partir do início da vida adulta, depois de diferentes experimentos, aderindo ao cubismo, movimento que ficou conhecido por ser co-fundador.
O cubismo foi uma vanguarda artística europeia marcada pelos uso de formas geométricas, sendo um novo estilo que rompeu com os modelos estéticos que apenas valorizavam a perfeição das formas. Esse movimento pode ser considerado o primeiro a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras e, sobretudo, abrangeu as artes plásticas e influenciou a literatura.
Hoje, conheceremos cinco obras desse artista revolucionário.
“Guernica“
O painel foi por Picasso para a Exposição Internacional de Paris e se tornou a mais famosa de seu legado. Aqui, Pablo retrata o bombardeio da cidade espanhola Guernica em 1937 por aviões alemães. As cores utilizadas, preto branco e tons de bege e azul, simbolizam o sofrimento dos espanhóis com o ataque.
“Les Demoiselles d’Avignon“
Esta é uma das obras que revolucionou e deu base para o cubismo e a pintura abstrata. Inspirada no bordel da rua Avignon, em Barcelona, a pintura representa cinco mulheres nuas, que se transformam em figuras geométricas.
“Autorretrato”
O autorretrato de Pablo Picasso é tido como a obra que anteviu o movimento cubista. Os traços são de espessura grossa e rápida, e o contraste com o plano de fundo dá uma noção tridimensional à figura, o que não existia até então.
“Dora Maar com Gato“
Uma das mais conhecidas obras de Picasso, por ser uma grande representante do cubismo, “Dora Maar com Gato” representa uma das amantes mais famosas do pintor. A obra Leiloada em 2006 pelo valor de 95,2 milhões de dólares e faz parte de um acervo particular desconhecido.
“Maternidade”
Esta obra é descrita como a obra mais importante do “período azul” de Picasso, onde representa uma mãe amamentando um bebê. Segundo especialistas em arte, a obra representa a “força emocional da maternidade”.
Fonte: Revista Bula