News do Dia
Últimas notícias

Desvendando Pablo Picasso: quem foi, influência no cubismo e obras

Pablo Ruiz y Picasso nasceu na cidade de Málaga, na Espanha, no dia 25 de outubro de 1881 e era filho de José Ruiz Blasco, um professor de História da Arte e de desenho e de Maria Picasso y López.

Ainda menino, Picasso já mostrava para as pessoas o seu talento para as artes com o constante incentivo de seu pai. Seus primeiros desenhos representavam as touradas, populares em seu país. Com 14 anos, ingressou na Escola de Belas-Artes de Barcelona e em 1896 ganhou um estúdio alugado por seu pai para que pudesse se dedicar mais intensamente às suas criações.

Nesse mesmo ano, sua tela, a “Primeira Comunhão”, foi aceita pela Exposição Municipal de Barcelona. O quadro “Dois Patos” foi enviado, pelo pai, para uma exposição em Málaga, recebendo o primeiro prêmio oficial do jovem pintor.

Em 1897, Pablo Picasso foi aceito na Real Academia de Belas-Artes de San Fernando, em Madri, mas logo vendo as formas tradicionais da escola, a rejeitou e pegou seu caminho de volta à Barcelona.

Já em 1900, Picasso viajou para Paris e se encontrou com um industrial catalão que lhe alugou um estúdio e que o colocou em contato com um negociante de quadros. Este foi quem realizou a primeira exposição do pintor, no dia 24 de junho de 1901, fazendo grande sucesso.

Suas fases e o surgimento do cubismo

Pablo Picasso foi seduzido pela charmosa Paris e, influenciado pelo estilo impressionista, passou a adotá-lo em suas obras. Com a típica pincelada de pigmento puro em vez de suaves modelagens, essas características podem ser vistas em obras como “As Vendedoras de Flores.

De repente, sua obra torna-se monocromática e a preferência pelo azul começa a ficar clara em suas telas. Essa cor é a representante da tristeza que aparece nos retratos melancólicos de sua “Fase Azul” que durou até 1903, como na tela “O Velho Guitarrista.

Picasso dividia seu tempo entre Barcelona, Madri e Paris, mas em 1904 se instalou definitivamente no famoso edifício Bateau Lavoir, em Paris, quando dividiu um ateliê com Juan Gris, Van Dongen e outros artistas.

Aos poucos, Picasso se libertou da representatividade negativa da “Fase Azul” e entrou na “Fase Rosa, que durou até 1906. Nessa fase, os temas principais são as figuras de circo e as mulheres. São desse período: “O Jovem Arlequim”, “O Moço com Cachimbo” e A Família de Saltimbancos” todos de 1905.

Em 1906, Picasso começou uma nova fase em sua pintura, quando se libertou da realidade convencional e passou a construir uma realidade baseada em formas geométricas – dando o pontapé inicial para o que viria a ser conhecido como cubismo.

Nesse mesmo ano, começou a trabalhar na tela “Les Demoiselles d’Avignon” que só ficou pronta em 1907, depois de muitas transformações. Na obra, Picasso abandonou o maneirismo das duas fases anteriores e, com formas geométricas, eliminou a profundidade espacial.

image 5
Les demoiselles d’Avignon, 1907

As três fases do cubismo

Cubismo Analítico

As obras iniciais do chamado Cubismo Analítico geralmente retratam figuras únicas ou naturezas mortas utilizando uma gama limitada de tons de cinza e marrom, onde as figuras são descompostas e reorganizadas, como na tela “Nu”.

image 8
“Nu”, 1910

Cubismo Hermético

Nessa fase, as figuras deixam de existir, a não ser através de alguns traços. Em seu lugar, apenas formas e volumes, como na tela “O Poeta”

image 9
“O Poeta”, 1911

Cubismo Sintético

Aqui, a obra de Picasso chega a quase total eliminação do objeto real, onde a abstração impede a visão real do objeto que teoricamente é pintado, aparecendo letras e palavras nos quadros, como em “O Aficionado”

image 10
“O Aficionado”, 1912

Em 1917, com o amigo Jeane Cocteau, Picasso viajou para a Itália, para fazer os cenários e figurinos do balé Parade, com música de Erik Satie e coreografia de Serguei Diaghilev. Em Roma, Picasso conheceu Olga Khoklova e em 12 de julho de 1918 casou-se com ela em Paris. Em 1921 nasceu seu primeiro filho, Paulo.

A experimentação cubista de Picasso ainda se prolongou até a década de 1920. Na década de 1930, após um cubismo quase decorativo, surgem formas rítmicas, curvilíneas e que prenunciam a representação, em preto e branco, com “Guernica”. A obra evoca o bombardeio da cidade basca de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola pela força aérea alemã. A obra foi exibida no pavilhão espanhol, na Exposição Internacional de Paris.

image 11

As fases seguintes, são de tendências diversas, que incluem reiterações do cubismo e distorções figurativas entre o cubismo e o expressionismo.

Em 1959, Picasso casou-se com Jaqueline Roque, sua quinta mulher. No mesmo ano, comprou o castelo de Vauvenargues, no sul da França, onde fixou residência. Seus últimos quadros foram executados com vigor em um estilo simplista como na obra “Retrato de Jaqueline Roque”

Pablo Picasso faleceu em Notre-Dame-de Vie, em Mougins, perto de Cannes, França, no dia 08 de abril de 1973.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.