News do Dia
Últimas notícias

Qual o estado mais violento do Brasil?

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil teve queda de 2,4% no número de mortes violentas em 2022. Isso significa que, ano passado, foram registradas 47,5 mil mortes contra 48,4 mil em 2021.

Já a taxa de mortalidade ficou em 23,4 a cada 100 mil habitantes, o que fez com que o país atingisse o patamar mais baixo desde 2011, primeiro ano do monitoramento.

Os dados se baseiam em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública dos estados, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da área da segurança pública. 

Qual o estado mais violento?

O estado mais violento do país em 2022, segundo os dados apresentados, foi o Amapá, com uma taxa de mortes violentas de 50,6 por 100 mil habitantes. O segundo estado mais mortal foi a Bahia, com taxa de 47,1 por 100 mil habitantes. Já na terceira posição está o Amazonas, com taxa de 38,8 por 100 mil habitantes.

As armas de fogo permanecem como o principal instrumento utilizado para matar no Brasil. Segundo o documento, 76,5% dos homicídios foram praticados com uso de revólver. Para além das armas, 37,1% das mortes derivadas de lesões corporais foram provocadas por agressões, enforcamentos e sufocamentos.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.