Quem matou Tupac Shakur? Novos detalhes vêm à tona.
No dia 7 de setembro de 1996, o mundo perdia uma das estrelas mundiais do rap americano quando Tupac Shakur, então com 25 anos, foi alvejado em Las Vegas após comparecer a uma luta de boxe entre Mike Tyson e Bruce Seldon ao lado de Suge Knight, co-fundador da Death Row Records, sua gravadora.
O rapper faleceu seis dias depois devido a uma hemorragia interna provocada pelos quatro tiros que recebeu. Desde então, o homicídio segue sem uma versão final para o que aconteceu.
Suge Knight e sua teoria
Em outubro de 2018, Suge Knight, que estava ao lado de Tupac no momento em que o rapper recebeu os tiros, foi condenado a 28 anos de prisão em 2018 por atropelar e matar o executivo musical Terry Carter.
Antes de seu julgamento, porém, Suge Knight apresentou uma teoria sobre a fatídica noite pós-luta de Mike Tyson, alegando que ele próprio era, na verdade, o alvo das balas que atingiram Shakur.
De acordo com seu advogado, Knight têm para si a certeza que Reggie Wright Jr., ex-chefe de segurança da Death Row Records, e sua ex-esposa Sharitha estavam por trás do assassinato de Tupac e também da tentativa de assassinato contra ele.
No entanto, apesar das acusações de Suge Knight terem reverberado entre a comunidade do rap e principalmente entre os fãs do músico morto, estas não foram comprovadas. Wright Jr., por sua vez, negou veementemente qualquer envolvimento nos eventos que levaram à morte de Tupac.
O mandado de busca
O assassinato de Tupac foi tão significativo para o mundo que, até hoje, as autoridades ainda tentam desvendar o que de fato aconteceu na noite do crime.
Em um comunicado, a Polícia de Las Vegas confirmou que um mandado de busca foi cumprido em Henderson, Nevada no dia 17 de julho de 2023 como, segundo o site Stereogum, “parte da investigação de homicídio em andamento de Tupac Shakur”
Apesar da polícia não ter dado detalhes, sabe-se que o local das buscas foi uma residência que fica próxima à região em que o rapper morreu.
Outras teorias
Apenas seis meses depois da morte de Tupac, o mundo testemunhou a perda de “The Notorious B.I.G” outra lenda do rap que foi morto a tiros em Los Angeles, Califórnia. Assim como no caso de Tupac, a morte de B.I.G. continua sem solução.
As teorias que circundam esses assassinatos são diversas. Alguns especulam que a morte de ambos os rappers possuem um contexto de rivalidades entre gangues dos Estados Unidos, enquanto outros apontam para disputas internas na indústria da música, já que na época havia uma certa rivalidade entre pessoas da Costa Oeste e da Costa Leste dos EUA.
Alguns também dissertam que os dois se odiavam, tendo partido de amigos próximos à inimigos por conta das rivalidades citadas acima (Tupac da Costa Oeste e “The Notorious B.I.G” da Leste) e pelo fato de Biggie teoricamente não alertou Shakur sobre a tentativa de homicídio que sofrera tempos antes de morrer, o qual Tupac tinha certeza que o então amigo sabia que ia acontecer.
Até hoje, porém, as investigações não conseguiram fornecer respostas definitivas.