Entenda como a marca de luxo Gucci tem ajudado clientes cegos e com baixa visão
A marca de luxo, Gucci, tem buscado alternativas par melhorar a acessibilidade em suas lojas para consumidores com deficiência por meio de uma parceria com serviço de interpretação visual Aira. Assim, com essa nova alternativa, os clientes da Gucci agora podem usar o aplicativo para se comunicar com intérpretes visuais remotos, com acesso em tempo real à câmera traseira do celular do usuário.
Esses intérpretes podem ajudar os clientes a navegar com tranquilidade pela loja, identificar possíveis barreiras de acesso e localizar produtos, provadores ou balcões de checkout, oferecendo uma experiência confortável para o cliente. Além disso, por meio do aplicativo o cliente consegue interagir com os vendedores na loja para fornecer detalhes sobre produtos e cores disponíveis.
Implementado em algumas lojas nos EUA, o serviço agora está disponível gratuitamente em mais 22 locais e pode ser estendido para outros países no futuro. Essa iniciativa da marca de luxo, Gucci, serve como inspiração par o mundo da moda.
Os clientes cegos e com baixa visão consideram que isso é verdadeiro avanço. A defensora dos direitos das pessoas com deficiência e consultora de acessibilidade Sinéad Burke, membro do conselho global da Gucci, diz:
“Como uma pessoa com visão, o aplicativo não foi explicitamente projetado para mim agora, mas talvez um intérprete visual possa me ajudar a entrar nas lojas Gucci em outros países onde não falo o idioma local”, explica ela. “Também poderíamos pensar em pessoas com ansiedade ou neurodivergência, que podem achar as lojas inacessíveis e precisam de ajuda para encontrar caminhos para aliviar esses desafios”.
Acessibilidade no mundo da Moda
A Gucci tem se destacado no assunto de acessibilidade na moda de luxo. Em 2022, tornou-se a primeira marca a ser certificada no Índice de Igualdade de Deficiência Anual, obtendo a pontuação máxima de 100 pontos.
A marca tem investido pesado para aumentar sua acessibilidade, incluindo oportunidades para fornecedores e rastreamento do envolvimento de pessoas com deficiência. Além disso, a Gucci expandiu a acessibilidade digital e na interseção entre arquitetura e acessibilidade em suas lojas, escritórios e espaços de produção.
A empresa ainda pretende repensar suas estratégias de planejamento de lojas para promover padrões de acessibilidade em suas instalações.