Mais de 4 mil mulheres vítimas de violência foram antedidas mensalmente
No ano passado, a cidade de São Paulo registrou um preocupante total de 56.232 atendimentos a mulheres vítimas de violência, uma média de mais de 4 mil por mês, de janeiro a outubro, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
A Casa da Mulher Brasileira, que concentra serviços municipais e estaduais em um único local, liderou os atendimentos, totalizando 25.387. Em segundo lugar, o Centro de Referência Casa da Mulher Maria de Lourdes Rodrigues, situado no Capão Redondo, zona Sul da capital, realizou 4.755 atendimentos.
Outros dados de mulheres vítimas de violência
A unidade móvel conhecida como Ônibus Lilás, que participou de diversos eventos pela cidade, contabilizou 3.905 atendimentos. Além disso, os três postos avançados, localizados no terminal de ônibus Sacomã e nas estações de Metrô Santa Cecília e Luz, juntos, somaram 218 atendimentos.
Mensalmente, a Secretaria de Direitos Humanos concede auxílio-aluguel de R$ 400 a 1.441 mulheres vítimas de violência doméstica.
Os Centros de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM) registraram 18 mil atendimentos entre janeiro e dezembro do ano passado. Além disso, os quatro Centros de Acolhida para Mulheres em Situação de Violência acolheram 280 vítimas, proporcionando suporte necessário em casos de vulnerabilidade.
O cenário destaca a necessidade contínua de medidas e políticas efetivas para combater a violência de gênero na maior cidade do país.