Cidade de Deus será ocupada por PMs durante 24 horas
A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro anunciou o início de uma operação de 24 horas na Cidade de Deus, na Zona Oeste, uma das maiores comunidades da cidade e uma das bases do Comando Vermelho.
A ação tem como objetivo combater atividades criminosas, remover barricadas e recuperar veículos roubados ou clonados.
Como foi a operação na Cidade de Deus?
Equipes do 18º BPM (Jacarepaguá), com apoio do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) e do Batalhão de Ação de Cães (BAC), permaneceu na região até a manhã dest quinta-feira (4).
Durante a operação, dois olheiros do tráfico de drogas foram detidos enquanto monitoravam e repassavam informações aos comparsas. Com um deles, foi apreendido um rádio comunicador, enquanto o segundo portava outro rádio e fogos de artifício.
Os agentes do BAC, com auxílio de cães farejadores, apreenderam aproximadamente 70kg de maconha. Além disso, policiais do 18º BPM recuperaram um carro e três motocicletas roubadas. Mais de três toneladas de barricadas foram retiradas das ruas até o momento.
Em decorrência da operação, a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira e o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land interromperam temporariamente o funcionamento, seguindo o protocolo de acesso mais seguro. A CF José Neves mantém atendimento à população, com apenas atividades externas suspensas.
Além da Cidade de Deus, o 15º BPM (Caxias) iniciou uma operação em Jardim Primavera, Duque de Caxias, visando quadrilhas especializadas em roubo de carga e outros crimes.
Durante a ação, um homem em atitude suspeita foi preso com uma pistola, kit rajada, rádio transmissor e drogas, sendo encaminhado à 60ª DP (Campos Elíseos). Na Zona Oeste, o 31º BPM reforça o patrulhamento no Morro do Banco, no Itanhangá, sem registro de prisão ou apreensão até o momento.