30 anos de fuga chegam ao fim após marido ser preso pelo assassinato de sua esposa
Um homem chamado José Lázaro Cruz foi preso 30 anos após cometer o assassinato contra a própria esposa. O caso aconteceu em 1991, mas só agora ele foi preso, após ter sido extraditado no início de janeiro da Costa Rica para o Condado de Fairfax, na Virgínia, Estados Unidos.
As informações foram detalhadas por meio da polícia local, em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (23). Agora, José passará por julgamento no caso de assassinato que aconteceu há exatos 32 anos.
Até o momento, o homem não tem advogado. Procurado pela CNN, o Procurador do Condado de Fairfax e o Gabinete de Defesa Pública do Condado de Fairfax não se pronunciaram sobre a representação legal de José.
Homem é preso 30 anos após cometer assassinato
O caso envolvendo José Lázaro Cruz aconteceu no dia 30 de abril de 1991, quando policiais do condado de Fairfax atenderam a um chamado de esfaqueamento. Na ocasião, eles encontraram a vítima, Ana Jurado, de 24 anos, morta na rua com ferimentos na parte superior do corpo.
Na época, José Lázaro era marido de Ana e foi identificado como o principal suspeito pelo assassinato. Contudo, de acordo com Eli Cory, vice-chefe de investigação do condado de Fairfax, ele fugiu da polícia.
À priori, o suspeito tentou chegar ao Canadá, mas teve seu acesso ao país negado por conta da falsificação de documentos. Os agentes da fronteira, inclusive, descreveram que o homem estava com um “corte recente” na mão. Após isso, Lázaro ainda viajou para Houston, no Texas, e conseguiu sair do país indo para El Salvador. Lá, ele se casou novamente e teve alguns filhos, onde “definitivamente começou uma vida nova”, como descreveu Cory.
José Lázaro só foi preso por conta da mudança na política de extradição em El Salvador, no início dos anos 2000. Ele foi detido em julho de 2022, enquanto tentava entrar na Costa Rica. Agora, encontra-se no Centro Correcional do Condado de Fairfax, onde aguarda julgamento.