PF e ICE fazem a prisão de esposa do “Faraó dos Bitcoins”
A Polícia Federal, em parceria com U.S. Immigrations and Custmoms Enforcement (ICE) e o Serviço Secreto norte-americano prenderam a esposa do chamado “Faraó dos Bitcoins”, identificado como Glaidson dos Santos. Trata-se da venezuelana Mirelis Diaz Zerpa, que foi detida em Chigado, no Illinois, Estados Unidos.
Tanto Mirelis quanto Glaidson são acusados de comandar um esquema que movimentou cerca de R$ 38 milhões, deixando investidores de criptomoedas lesados. O crime foi cometido pelo tal Faraó, em parceria com a esposa, por meio de uma esquema de pirâmide financeira. As informações são da PF e do Ministério Público Federal (MPF).
Mirelis Dias possuía um mandado de prisão aberto pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Glaidson, por sua vez, está preso desde a Operação Kryptos. A mulher, inclusive, estava foragida da polícia desde 2021, sacando cerca de R$ 1,2 bilhão de bitcoins ao longo desse tempo – onde investiu em um avião, um Rolls Royce e na sua carreira de DJ.
Mulher do ‘Faraó’ fez live enquanto foragida
Ainda sem ser pega pela polícia, em outubro de 2023, Mirelis fez uma transmissão ao vivo onde falou abertamente para os seus seguidores sobre sua paixão sobre inteligência artificial no ramo musical. “Irei criar mais conteúdo, conteúdo de artes e, por enquanto, sigo por aqui, ouvindo minhas músicas”, contou.
Alguns internautas, inclusive, aproveitaram a live para cobrar o dinheiro que ‘perderam’ investindo. Em seguida, Mirelis chegou a publicar um conteúdo sobre criptomoedas e investimento em seu canal no Youtube.
A mulher foi capturada no último dia 24 de janeiro, mas foi confirmada apenas no dia seguinte. Entre as acusações estão: crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa. A defesa de Mirelis afirma que ela tem um habeas corpus a seu favor, e que o motivo da prisão foi uma “irregularidade formal no visto”.