Um jovem identificado como Luiz Brendo Mac Dovel do Nascimento foi preso e chegou a passar 51 dias detido por um crime que não cometeu. O caso aconteceu em Goiás e a história é descrita como “inacreditável” pela quantidade de coincidências que permeiam o rapaz.
Tudo começou quando o homem, que é morador de Aparecida de Goiânia, recebeu uma intimação da Justiça, ainda em dezembro. O jovem, então, procurou a delegacia para tentar entender a situação – ao passo que foi lhe informado que havia um madado de prisão, sob a acusação de tentativa de latrocínio.
O crime, na verdade, foi cometido em Florianópolis, Santa Catarina, em agosto de 2022, por um homem chamado Luiz Brendo Mac Dovel dos Santos, que difere apenas do último sobrenome do acusado. Para além disso, outra coincidência é o nome da mãe dos rapazes: Lidiane Mac Dovel, que não é só o mesmo como as duas possuem a mesma idade.
Homem é preso injustamente
A lista de coincidências não para por aí, já que ambos os homens nasceram no Pará e estiveram em Florianópolis no mesmo período do crime: agosto de 2022. O homem preso injustamente, porém, estava na cidade para prestar um concurso para Sargento do Exército.
O caso só foi devidamente esclarecido por conta de um policial penal da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária de Goiás, que resolveu investigar o caso a fundo sozinho. Com isso, ele descobriu o fator dos nomes iguais e as outras semelhanças chocantes.
Felizmente, Luiz Brendo do Nascimento conquistou sua liberdade de volta no dia 1º de fevereiro, após a Justiça de Goiás determinar o alvará de soltura. Contudo, o rapaz já havia perdido sua oportunidade no concurso que estava prestando. Por meio de nota, a Polícia Civil de Goiás informou que adota as cautelas cabíveis para o cumprimento de mandados de prisão. Já o Tribunal de Justiça de Goiás afirmou que não irá se pronunciar sobre o caso.