Mãe é condenada por assassinato em massa realizado por filho: Justiça faz essa condenação pela 1ª vez
Uma mãe foi responsabilizada criminalmente por um ato cometido pelo seu filho, que tem 15 anos de idade. A decisão foi algo inédito feito na Justiça dos Estados Unidos, após o garoto promover um ataque a tiros em uma escola do Ensino Médio, resultando na morte de quatro pessoas.
Trata-se de Jennifer Crumbley, de 45 anos de idade, que se tornou a primeira mãe condenada nos Estados Unidos por um homicídio culposo. A decisão pode ter implicações futuras no sistema judiciário americano, principalmente quando se trata de ataques em massa em escolas do país.
Acontece que Jennifer foi considerada negligente não só por ter dado uma arma para o seu filho, como também ignorar possíveis sinais de alerta que poderiam ter evitado a tragédia escolar. Além dela, o pai do garoto, James, também será julgado sob as mesmas acusações. O homem se declarou inocente perante o caso. Hoje, o menino responsável pelos assassinatos tem 17 anos e crumpe prisão perpétua.
O crime
O caso aconteceu no dia 30 de novembro de 2021, quando o jovem matou quatro colegas de classe na Oxford High School, em Michigan, nos Estados Unidos.
Neste mesmo dia, os pais do adolescente haviam sido chamados na escola, após uma professora encontrar um desenho com imagens de violência na carteira do rapaz. A funcionária pediu que os pais fossem até o local, mostrou o desenho e pediu que o casal buscasse ajuda especializada para o menino. O pedido, contudo, foi ignorado e o estudante voltou para a sala de aula.
Um pouco mais tarde, o jovem foi ao banheiro com sua mochila, pegou uma SIG Sauer 9mm e atirou contra colegas de classe. A arma, inclusive, foi comprada pelos pais do adolescente. Jennifer afirma que quem comprou o item foi o seu marido, que deu como presente de Natal antecipado. James também teria levado o filho para um stand de tiro.