Perseguidor de famosos: Jovem é acionado legalmente por ficar rastreando e divulgados voos de Taylor Swift, Elon Musk e outros
O jovem estudante Jack Sweeney será processado pela cantora Taylor Swift. O motivo é a divulgação de informações sobre os voos particulares da cantora nas redes sociais. Contudo, a estrela pop não é a única ‘vítima’ deste caso.
Acontece que o rapaz já é conhecido por fornecer informações sobre jatos de figuras públicas, tais como o empresário Elon Musk, o ator Tom Cruise e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Em seu perfil no X, antigo Twitter, e Threads, Jack publica dados sobre pousos e decolagens dessas pessoas.
Agora, os advogados de Taylor Swift ameaçaram entrar com um processo, afirmando que as informações divulgadas para o público causam danos irreparáveis e podem ser consideradas perseguição e assédio.
Jovem ‘perseguidor’ se defende
Em sua defesa, Jack Sweeney argumenta que não visa gerar danos para os famosos, e alega acreditar na transparência e informação pública. Taylor Swift, por sua vez, já foi apontada como uma das celebridades que mais emite pegadas de carbono em seus voos particulares, ainda em 2022.
Na prática, Sweeney compartilha informações que já estão disponíveis para o público, por meio do site de rastreamento de tráfego aéreo FlightRadar24. Foi essa plataforma, inclusive, que foi utilizada pelos fãs brasileiros de Taylor Swift para saberem se a cantora já estava ou não no Brasil, ainda no ano passado. O mesmo aconteceu com a cantora Beyoncé, em meio a rumores sobre a possiblidade da artista mundial vir a Salvador, na Bahia, para divulgar seu novo filme.
Em linhas gerais, o estudante apenas capta as informações do portal e as reproduz nas redes sociais. Além de dados sobre pouso e decolagem dos jatos particulres, Jack também posta estimativas de uso de combustível e emissões de gases de efeito estufa – que prejudicam o meio ambiente e podem contribuir para o aquecimento global.