Quem é o youtuber que simulou seu próprio sequestro? Por que ele foi preso?
Um youtuber, identificado como Cheng Neng-chuan, foi preso e condenado a dois anos de prisão. O motivo é um vídeo publicado pelo rapaz em que mostra um suposto sequestro contra ele e um amigo, denominado Lu Tsu-hsien. Os dois são de origem taiwanesa, e estavam fazendo uma viagem pelo Camboja quando foram presos e condenados.
Tudo começou ainda na segunda-feira, dia 12 de fevereiro, quando Chen publicou vídeos em que dizia ter sido sequestrado ao lado do seu amigo, chegando a pedir ajuda. A partir daí, a esposa dele pediu ajuda nas redes sociais. O youtuber continuou com a história, afirmando que os dois conseguiram fugir dos sequestradores, mas que havia sido ferido e tido sua cabeça raspada.
O conteúdo tinha imagens dos dois sendo presos e apanhando dos seguranças na cidade de Sihanoukville. A área, inclusive, é conhecida por conter gangues que sequestram pessoas e as forçam a realizar golpes online. As imagens, porém, eram falsas e os rapazes foram presos após serem desmascarados por outros influenciadores. A dupa foi presa em seu quarto de hotel.
Quem é o youtuber que forjou o próprio sequestro?
Cheng Neng-chuan é conhecido online como Goodnight Chicken. Ele foi condenado pelo tribunal do Camboja por “incitamento à causa do caos na segurança social”. O governo pontuou que os dois homens produziram vídeos com “conteúdo falso que afeta a honra, ordem e segurança” do país.
Por conta disso, Chen e Lu foram condenados a penas de dois anos, além do pagamento de uma multa que, combinada, chega ao valor de US$ 2 mil, cerca de R$ 9 mil na cotação atual. Em seu Instagram, o rapaz conta com mais de 30 mil seguidores, mas já privou a sua conta após repercussão do caso.
Por conta dos vídeos publicados, Chen começou a ser questionado por outros criadores de conteúdo sobre a veracidade das gravações, como Liu Yu, que identificou a localização do rapaz usando imagens publicadas anteriormente.