Polícia Federal executa operação contra fraudes no Bolsa Família: Mandados são cumpridos
A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão, na manhã dessa quarta-feira (6), na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. A operação “Códigos Ilícitos”, apura fraudes no programa Bolsa Família. Segundo a PF, a investigação começou no final de 2022, quando recebeu a informação que funcionários de uma lotérica foram cooptados por criminosos à auxiliarem na liberação de benefícios fiscais.
Segundo a Polícia, o esquema envolvia, de forma fraudulenta, o nome de terceiros, moradores da Bahia e de outros estados brasileiros, que não tinham conhecimento do crime.
Com a ajuda dos funcionários da lotérica, os bandidos realizavam a ativação indevida do aplicativo Caixa TEM, e os benefícios eram sacados mediante saque emergencial, sem a utilização do cartão e com códigos de saques.
Ainda de acordo com a PF, os mandados de busca e apreensão tem como objetivo, coletar mais elementos relacionados aos crimes investigados e identificar outros integrantes do grupo. A medidas judiciais foram feitas pela Justiça Federal de Ilhéus.
A investigação segue com a análise dos materiais apreendidos e com depoimentos dos suspeitos. O crime investigado leva o nome de peculato furto, e prevê pena de até 12 anos de reclusão e multa.
Em nota, a Caixa Econômica informou que mantém a vigilância e segurança dos seus produtos e transações bancárias para identificar casos suspeitos. Ainda, as informações sobre os casos são sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação.