Qual foi a maior audiência da história do SBT?
É impressionante pensar que o SBT, uma das emissoras mais antigas da televisão brasileira, conquistou uma série de recordes de audiência com suas programações. Para permanecer viva na memória popular, a emissora construiu um alicerce sólido aos domingos, apresentando diversos programas que se destacaram ao longo dos anos.
A mediação da audiência com o tempo foi mudando. Vale ressaltar, que 1 poto nos anos 90 era algo em torno de 38 mil domicílios ligadinhos na emissora. Contudo, hoje, é de 69 mil, se for comparar. Agora, é possível atingir mais telespectadores, marcando menos pontos.
Confira a maior audiência do SBT
1º lugar – Final da “Casa dos Artistas” e vitória de Bárbara Paz (55 pontos)
O programa “Casa dos Artistas” estreou de forma surpreendente, quase sem anúncio, em 28 de outubro de 2001. Criado por Silvio Santos, o reality show de confinamento apresentava 12 artistas vigiados 24 horas por dia, sendo um formato inédito no Brasil, inspirado pelo polêmico “Big Brother”.
Com todo o sucesso e repercussão, o ponto alto foi a final em 16 de dezembro de 2001, quando a participante Bárbara Paz venceu, alcançando o recorde de 55 pontos de pico.
2º lugar – Final da Copa do Brasil de 1995 entre Corinthians e Grêmio (54 pontos)
Na época, o SBT buscava investir em uma programação mais qualificada e adquiriu os direitos de transmissão da Copa do Brasil de 1995, que não era tão valorizada naquele momento.
Para a surpresa de todos, aquela edição obteve excelentes índices de audiência, pois o canal soube explorar o fato de que o vencedor garantiria uma vaga na Copa Libertadores.
Na ocasião, com o time paulista chegando à final contra o Grêmio, que havia sido campeão da Libertadores naquele ano, o SBT alcançou um pico de 54 pontos no Ibope após a emocionante vitória do Corinthians.
3º lugar – Final da “Casa dos Artistas 2” com Rafael Vanucci e Ellen Rocche (50 pontos)
Apesar de ter tido menos audiência que a primeira edição, a “Casa dos Artistas 2” chamou a atenção da mídia devido aos seus participantes, que incluíam figurinhas já carimbas pela mídia. Sendo elas, Cynthia Benini, Analice Nicolau, Suzana “Tiazinha” Alves, Joana “Feiticeira” Prado, Vitor Belfort, André Gonçalves, Mariana Kupfer, Ricardo Macchi, Ellen Rocche e Syang.
Na edição, o vencedor foi o inesperado Rafael Vanucci, filho da cantora Vanusa, que se tornou o campeão escolhido pelo público. A final alcançou uma alta audiência, atingindo 50 pontos no Ibope, e Vanucci ficou muito feliz com sua vitória.
4º lugar – Cobertura ao vivo da morte dos Mamonas Assassinas no “Domingo Legal” (47 pontos)
O grupo de cantores mais estourados da época, os Mamonas Assassinas, foi um verdadeiro furacão de audiência por onde passavam. Infelizmente, uma das coberturas que mais deu picos de audiência para a emissora foi o dia do acidente. Em 1996, deixaram o Brasil em choque com sua trágica morte.
O programa “Domingo Legal”, que iniciou às 12h naquele dia, ofereceu uma cobertura ao vivo de toda a repercussão do caso. Gugu apresentou um programa temático, exibindo matérias, chamando repórteres e até entrevistando Mãe Dinah, que teria previsto o acidente.
O episódio rendeu à atração a liderança isolada com picos de 47 pontos de audiência na Grande São Paulo.
5º lugar – Visita de Jean Claude Van Damme no “Domingo Legal” (44 pontos)
Para divulgar o filme “Replicante”, que estrearia nos cinemas, o ator Jean Claude Van Damme participou do programa “Domingo Legal” de Gugu Liberato, devido aos contratos exclusivos da Warner com o SBT.
Durante o programa, Van Damme dançou funk com a dançarina Sheila Mello, do grupo É o Tchan, e foi alertado por Gugu para não se aproximar muito, pois o então namorado dela, Alexandre Pires, era forte.
O momento mais marcante foi quando Gugu convidou a cantora Gretchen, conhecida como a rainha do bumbum, para dançar com Van Damme. Durante a dança, Gretchen se insinuou para o ator, o que ninguém esperava é que Van Damme teve uma ereção ao vivo no palco, criando uma cena inusitada para a história da televisão.