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Em que ano o SBT foi fundado?

Em 19 de agosto de 1981, o SBT foi ao ar pela primeira vez como emissora de TV aberta no Brasil. Sonhada e concretizada pelo seu fundador, Silvio Santos. Durante o evento de lançamento, o primeiro a ser transmitido ao vivo, o apresentador vibrou com a conquista: “Quando eu cheguei aqui o pessoal me cumprimentou e disse: ‘Terminou a novela!’. E, realmente, foi uma novela. Uma novela com happy ending [final feliz]”.

Início de um sonho

Ainda durante a ditadura militar brasileira, o empresário e apresentador de televisão Silvio Santos, que já possuía a TVS e era dono de parte da TV Record, obteve novas concessões aprovadas pelo governo federal, permitindo a criação do SBT.

O empresário já era muito conhecido no ramo da comunicação, seu programa era exibido em diversos Estados brasileiros desde 1961, quando estreou o “Vamos Brincar de Forca” na TV Paulista. Além disso, no ano seguinte, ele alugou um horário ainda pouco explorado na época e lançou o “Programa Silvio Santos”, que posteriormente ganhou mais visibilidade.

Em 1971, Silvio teve a oportunidade de comprar 50% das ações da TV Record, o que representava a realização de seu sonho em ter uma emissora. Porém, o negócio não foi bem-sucedido, e ele acabou renovando seu contrato com a Globo.

Com as novas concessões do governo, Silvio Santos finalmente pôde concretizar o surgimento do SBT, que se tornou uma das principais emissoras de televisão do Brasil.

A estreia

Em 19 de agosto de 1981, o SBT fez sua estreia, marcando o início da emissora em âmbito nacional. A cerimônia de concessão, pelo Governo Federal, das novas emissoras do Sistema Brasileiro de Televisão foi anunciada em um jornal e a inauguração contou com a presença de autoridades, além de representantes da TV Tupi e do próprio Silvio Santos.

Curiosamente, a programação inicial do SBT sofreu algumas críticas da imprensa na época. O jornalista do Estadão, Paulo Roberto Leandro, apontou que a emissora optou por enlatados infantis para preencher a maioria dos horários, além de programas que buscavam o apelo popular.

Um ponto marcante que o jornalista apontou e que continua até os dias atuais é sem dúvidas: o auditório. Um das marcas registradas do apresentador é a interação com o público e, especialmente, com a plateia.

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