Ponto Sensível: Chitão e Xororó fala sobre doença da mãe em série
A história de Chitãozinho e Xororó é a protagonista da vez na nova série da Globoplay, As Aventuras de José e Durval. Na trama, um assunto delicado dos dois irmãos vem à tona: a doença da mãe, dona Araci, que é vivida na produção por Andréia Horta.
Isso porque a mãe de Chitão e Xororó foi diagnosticada com bipolaridade, o que afetou a família e, principalmente, os três irmãos mais velhos: José, Durval e Rosária. A situação se agravou ainda mais com a morte da caçula, Lurdinha, quando ainda era bebê.
“Demorou a sabermos que o que minha mãe tinha era bipolaridade, todos nós sofremos junto com ela. Trouxemos isso porque é a realidade, toda família tem suas dificuldades”, disse Xororó, que destaca o diagnóstico tardio da mãe, em entrevista ao Splash, do UOL.
O que é bipolaridade?
A Bipolaridade, também chamada de Transtorno Bipolar, é uma condição psiquiátrica caracterizada principalmente pelas mudanças de humor e crises de depressão e mania.
Essa alternância pode variar em intensidade, frequência e duração; e pode ou não ser causada por gatilhos no dia-a-dia do indivíduo. Esse distúrbio se manifesta tanto em homens quanto mulheres, dos 15 aos 25 anos, mas também pode acometer crianças ou pessoas mais velhas.
Existem quatro tipos do Transtorno Bipolar, mas até o momento as causas ainda não foram determinadas. Sabe-se, porém, que existe uma influência dos fatores genéticos, assim como alterações em certas áreas do cérebro.
Quem é a mãe de Chitãozinho e Xororó?
Araci Prudêncio de Lima, mais conhecida como dona Araci, era a mãe de Chitãozinho e Xororó e avó da dupla Sandy & Junior. A matriarca morreu aos 76 anos, em 2010, em decorrência de um infarto.
A história dela com os três filhos é retratada em As Aventuras de José e Durval, com a interpretação de Andréia Horta, bastante elogiada pelos cantores na vida real. “A parte que me surpreendeu muito foi dos momentos difíceis que passamos durante a doença de nossa mãe. Isso me impressionou porque está bem interpretado. Tenho certeza de que essa emoção vai chegar no público também”, disse Chitão.