Entenda o estado de saúde da cantora Preta Gil
A cantora Preta Gil não está nada bem. Recentemente, foi diagnosticada com câncer no intestino. Desde então, a artista tem usado seu perfil pessoal no Instagram para falar sobre o seu estado de saúde. Ela deu entrada em um hospital no Rio de Janeiro e, desde então, permanece internada.
Preta foi diagnosticada com um adenocarcinoma na porção final do intestino (câncer no intestino). ‘Estive internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, nos últimos seis dias devido a um desconforto que estava sentindo. Graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um adenocarcinoma na porção final do intestino. Iniciarei meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante’, afirmou.
Na publicação feita pela cantora, várias mensagens positivas e de apoio foram deixadas. Simony, que também enfrenta um câncer, escreveu: ‘Estou aqui’. Tatá Werneck, Ingrid Guimarães, Fernanda Paes Leme, Sabrina Sato e Lore Improta comentaram, dando força. Fátima Bernardes disse: ‘Já estou rezando para que você se recupere logo’.”
Diagnóstico
Em uma entrevista para o Fantástico, a cantora aproveitou o momento para falar sobre o instante em que recebeu o diagnóstico do câncer no intestino.
“Fui muito resignada. Entendi desde o primeiro momento que a vida estava me dando um sinal de alguma coisa. Nunca entendi que era algo que ia me derrubar, entendi que era algo que iria me transformar. Sou uma mulher de muita fé e acredito que foi um presente divino para eu parar”, disse.
Na entrevista, Preta ainda afirmou que mantém a esperança e que vencerá a batalha contra o câncer. “Eu não vou morrer disso, tenho certeza de que vou viver muito e ainda celebraremos muito”, disse.”
Câncer de intestino
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de intestino é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama. Enquanto isso, nos homens, é o terceiro mais comum. Os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), reto (final do intestino) e ânus, e é resultado da formação maligna das células que revestem o organismo.
O médico oncologista Dr. Artur Ferreira aponta as principais causas do câncer de intestino:
- Sobrepeso e obesidade;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Etilismo;
- Alto consumo de carne vermelha e processada;
- Baixa ingestão de fibras e vegetais;
- Diabetes;
- Hepatites B e C;
- Infecções bacterianas;
- Contágio de HPV – Papilomavírus Humano.