Ícone da música brasileira morreu de ataque cardíaco
Jair Rodrigues foi um cantor brasileiro e, por muitos, considerado o primeiro rapper do país. Precursor do gênero, foi ainda nos anos 60 que o artista lançou Deixa isso pra lá, um dos seus maiores sucessos.
Nascido em fevereiro de 1939, em Igarapava, São Paulo, Jair Rodrigues iniciou a carreia nos anos 50, e a partir da década seguinte começou a colher os frutos do seu sucesso.
A vida pessoal e carreira do artista foram interrompidas quando Jair Rodrigues morreu, no dia 8 de maio de 2014, aos 75 anos.
Qual a causa da morte de Jair Rodrigues?
Jair Rodrigues morreu devido um infarto agudo no miocárdio. Também chamada de ataque cardíaco, a condição se trata do bloqueio do fluxo sanguíneo para o músculo do coração.
Esse quadro é considerado uma emergência médica e deve receber o tratamento o quanto antes para não ocasionar sequelas maiores. Isso porque, com a interrupção do fluxo sanguíneo, o tecido perde oxigênio e morre.
Dentre os sintomas mais comuns do infarto, estão:
- Dor na região do peito;
- Suor frio;
- Desconforto ou rigidez nos braços e pescoço;
- Falta de ar;
- Palpitações;
- Pressão no peito;
- Suor frio.
Homenagens à Jair Rodrigues
Em 2023, completam-se 9 anos sem Jair Rodrigues. Pensando nisso, foi lançado ainda neste ano o documentário Jair Rodrigues – Deixa que Digam, que traz depoimentos sobre o artista ao longo da carreira. As imagens de acervo pessoal ou emissoras de televisão mostram a trajetória do cantor ao longo de uma hora e 40 minutos de duração do documentário.
Além disso, a filha do cantor, Luciana Mello, homenageou o pai e cantor no Dia dos Pais, ao participar do projeto Filhos da Música. Na ocasião, ela citou os momentos marcantes ao lado do artista e também sua grandeza na música brasileira. “É sempre uma grande alegria e prazer homenagear um pai tão amoroso quanto o meu. É mais especial ainda saber que ele é um dos maiores nomes da nossa cultura, da nossa identidade brasileira, e que podemos comemorar todos juntos”, comemorou.