Craque Neto: Carreira como jogador, apresentador de TV e polêmicas
José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto ou apenas Neto, nasceu em Santo Antônio de Posse em 9 de setembro de 1966. Ele é um ex-jogador de futebol que atuou como meio-campista e atualmente é comentarista esportivo e apresentador dos programas “Baita Amigos” e “Os Donos da Bola”, ambos do Grupo Bandeirantes. Além disso, possui a Rádio Craque Neto no YouTube.
Durante sua carreira como jogador, conquistou a segunda medalha de prata olímpica do futebol masculino brasileiro nas Olimpíadas de Seul em 1988, ao lado de outros grandes jogadores como Bebeto, Careca, Romário e Taffarel. Ele também se tornou um ídolo do Corinthians, sendo considerado o principal jogador do clube durante a conquista do seu primeiro título brasileiro em 1990.
Embora não tenha conseguido outras grandes taças para o seu currículo, como jogador ele passou pelos quatro grandes clubes de São Paulo, jogando no Palmeiras, no Santos, no Tricolor e no Timão. Assim, ficou fácil para conseguir espaço na mídia esportiva, embora tenha muito mais ligações com a torcida do Corinthians, sendo rejeitado no início por quem gosta das outras equipes.
Quem é o craque Neto?
Neto é um dos maiores ídolos da história do Corinthians e recebeu o apelido de “xodó da Fiel”. Ele foi o principal condutor do clube ao seu primeiro título brasileiro, em 1990, e é conhecido por seu espírito de liderança, ótimos lançamentos e por ser um exímio cobrador de faltas, tendo sido considerado o melhor do Brasil em sua época. Ao longo de sua carreira, disputou 470 jogos e marcou 184 gols. Pela Seleção Brasileira, jogou 26 vezes e marcou 7 gols, de 1988 a 1993.
Neto começou a carreira no infantil da Ponte Preta, mas ainda amador se transferiu para as categorias de base do Guarani. Despertou a atenção da opinião pública tão logo estreou como profissional, aos 17 anos, e foi visto por alguns como um novo Maradona. Em 1987, foi contratado pelo São Paulo, mas teve participação discreta devido a um acidente automobilístico que o deixou afastado durante um tempo.
Voltou para o Guarani e foi vice-campeão paulista de 1988, onde marcou um gol de bicicleta antológica sobre o Corinthians, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista daquele ano. Em seguida, foi contratado pelo Palmeiras, mas novamente não foi bem.
Em 1989, transferiu-se para o Corinthians e finalmente sua carreira deslanchou. Durante sua carreira, Neto marcou outros gols memoráveis, principalmente com a camisa do Corinthians, como contra a Ponte Preta em 1990, quando driblou vários adversários, parecido com o gol de Maradona contra a Inglaterra na Copa de 1986.
Em 31 de outubro de 1990, entrou no lugar de Pelé, em jogo comemorativo pelos 50 anos do Rei, aos 43 minutos do primeiro tempo. E chegou a fazer um gol em cobrança de falta, mas a Seleção do Resto do Mundo venceu a Seleção Brasileira por 2 a 1, no San Siro, em Milão.
Carreira na televisão como comentarista esportivo
Depois de encerrar sua carreira como jogador, Neto ficou inativo por pouco tempo. Ele fez algumas participações como comentarista esportivo na Record e na RedeTV!, até ser contratado pela Rede Bandeirantes em 1999 para exercer a mesma função. Como comunicador, é conhecido por ser bastante extrovertido e nunca esconder sua paixão pelo Corinthians.
Neto ficou na Bandeirantes até 2001, interrompendo sua carreira na transmissão para assumir a diretoria de futebol do Guarani, onde ficou até 2003. Em seguida, passou brevemente pela RedeTV! em 2004, antes de voltar à Band em sua segunda passagem, permanecendo por um ano. Mais tarde, Neto trabalhou na Record de 2005 a 2006 antes de retornar à Band em 2007, onde permanece até hoje.
Apresentador do programa Os Donos da Bola
Anteriormente, em 2010, o telejornal local SP Acontece teve a apresentação de José Luiz Datena, que o transformou em um noticiário esportivo com a presença de convidados e comentaristas. Em 2011, após a saída de Datena da Band, Neto assumiu a apresentação, até o seu encerramento em março de 2012 para dar espaço ao programa esportivo Os Donos da Bola.
O programa é produzido pela Rede Bandeirantes e tem como foco o futebol, apresentando convidados especiais e informações ao vivo dos times paulistas. Ele é transmitido em diversas versões locais pelas próprias emissoras e afiliadas da Band em todo o país. Em 2018 e 2019, a versão paulistana apresentada por Neto foi reprisada para todo o Brasil durante as madrugadas. De 2015 a 2018, o programa foi reprisado pelo canal pago BandSports e reestreou em novembro de 2021.
Neto sempre foi o apresentador titular do programa, desde sua criação em 2012. Diversos momentos do comunicador viralizaram e alguns geraram até processos contra ele, como no caso em que xingou o técnico Tite após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2022.