Marcos Mion: Começo de carreira, grandes sucessos e curiosidades do apresentador
Marcos Mion é um apresentador, ator e empresário brasileiro, nascido em São Paulo em 20 de junho de 1979. Ele iniciou sua carreira na televisão como ator em 1999, no seriado Sandy & Junior, da TV Globo. Em 2000, transferiu-se para a MTV, onde apresentou os programas Supernova e Piores Clipes do Mundo, entre outros. Posteriormente, atuou em novelas, peças de teatro e programas de TV em diversas emissoras.
Em 2021, assinou contrato com a TV Globo e Multishow, sendo efetivado como apresentador do programa Caldeirão após substituir Luciano Huck nas tardes de sábado da emissora. Ele também apresentou os programas Legendários e A Fazenda, na Rede Record, além de ter passando pela Bandeirantes no começo de carreira.
Mion e sua esposa, Suzana Gullo, possuem três filhos e são muito engajados em causas relacionadas ao autismo, uma vez que o filho mais velho do casal, Romeo, é autista. Além disso, o apresentador é conhecido por sua personalidade extrovertida, seu carisma e sua empatia, e é bastante admirado por seu público.
Quem é Marcos Mion?
Marcos Chaib Mion, nascido em São Paulo em 20 de junho de 1979, é apresentador, ator e ativista social brasileiro reconhecido por seu trabalho na defesa dos direitos das pessoas autistas, causa à qual se engajou após seu filho ser diagnosticado com autismo. Em 2005, se formou em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Na televisão, ele passou pelas principais emissoras do país, menos o SBT, tendo trabalhando na Bandeirantes, Record e Globo, assim como na MTV. Durante a passagem pelo canal musical, ganhou popularidade entre os jovens, comandando diversos programas. O estilo que tinha nos primeiros anos de carreira seguiu o mesmo nos anos seguintes, descolado e irreverente.
Além disso, possui ascendência árabe e italiana, sendo o segundo filho do médico e professor da Universidade de São Paulo (USP), Décio Mion Júnior, e da psicóloga e psicanalista, Carmem Chaib Mion. Sua formação acadêmica inclui forte base literária e teatral, com predileção pela obra de Shakespeare. Com apenas 17 anos, ele já dava aulas de artes cênicas.
Vida pessoal
Em 1994, Marcos Mion passou por uma tragédia familiar: seu irmão mais velho, Marcelo, faleceu ao cair do vão livre do MASP, enquanto comemorava a aprovação no vestibular de medicina da Universidade de São Paulo. A perda afetou profundamente Mion, que tinha apenas 14 anos na época e enfrentou uma depressão que chegou a levá-lo a pesar 103 quilos na adolescência.
Ele atribuiu o teatro como uma das principais motivações para superar a depressão, além do tratamento medicamentoso e psicológico que recebeu. Em 1996, aos 17 anos, sofreu outro golpe: ele e seu melhor amigo, Carlos, voltavam de uma boate de carro quando foram atingidos por uma moto que ultrapassou o semáforo. Carlos, que dirigia, faleceu no acidente.
Em 18 de março de 2005, Mion se casou com a designer de moda Suzana Gullo, com quem tem três filhos: Romeo, nascido em 23 de junho de 2005, Donatella, nascida em 19 de setembro de 2008, e Stefano, nascido em 29 de março de 2010. Em 2007, aos dois anos de idade, seu filho Romeo foi diagnosticado com autismo, o que o inspirou a se tornar um ativista na causa autista.
Carreira na televisão
A carreira televisiva de Marcos Mion teve início em 1999, quando ele estreou como ator no seriado Sandy & Junior da TV Globo. Após concluir seu contrato em 2000, ele se transferiu para a MTV, onde já havia sido aprovado em um teste anterior, e passou a apresentar os programas Supernova e Piores Clipes do Mundo.
Devido ao sucesso do programa Piores Clipes do Mundo, em 2002, ele foi contratado pela Rede Bandeirantes para apresentar Descontrole, um programa que se caracterizava pelo humor espontâneo e escrachado, devido a improvisações ao vivo. No programa, interpretava personagens como Cidão, uma versão gorda dele mesmo, o Anão Tosco e o Corvo. Por razões legais, o programa teve que sofrer alterações em seu formato, para que pudesse continuar no ar, e assim nasceu o programa Sobcontrole.
Em seguida, retornou à MTV, onde apresentou o programa Covernation, que originou seu cover “Mionzinho”, The Nadas, juntamente com Felipe Solari e André Vasco, e o programa Mucho Macho em 2007. Além disso, também atuou em uma novela da RecordTV, Bicho do Mato, interpretando o personagem Emílio Redenção.
No final de 2007, estreou o programa Descarga MTV, no qual ele inicialmente apresentava sozinho o objetivo principal era mostrar o pior que havia acontecido em todas as edições do MTV Video Music Brasil. Em 2008, passou a apresentar o programa Quinta Categoria, ao lado de Cazé Peçanha. No entanto, em 2009, devido à mudança de formato, Cazé se despediu do programa e foi substituído pelo grupo Os Barbixas.
Ida para a Record com o Legendários
No final de 2009, Marcos Mion assinou contrato com a Record, para apresentar um novo programa, que tinha o objetivo de misturar “CQC” com “Pânico na TV”. Em abril de 2010, estreou no comando do Legendários. No início, o programa era conhecido por suas esquetes humorísticas, entrevistas com celebridades e quadros de jogos e desafios.
Nos primeiros anos, o Legendários era exibido ao vivo no sábado a noite, mas passou a ser transmitido gravado, já que era difícil conseguir artistas com agenda livre neste horário da semana. Aos poucos o programa foi mudando e passou a ter sua exibição praticamente toda no estúdio, com poucas externas. Já em seu fim, era transmitido nas sextas-feiras, e perdeu boa parte da audiência.
Em 2012, Mion passou a apresentar o programa Ídolos, que buscava novos talentos da música. Em novembro de 2017, ele deixou o comando do Legendários, mas continuou produzindo o quadro Vale a Pena Ver Direito para o seu canal no YouTube.
No mesmo ano, apresentou o reality show A Casa, em que os participantes viviam em uma casa comum, sem recursos básicos, e precisavam superar diversos desafios para ganhar o prêmio final. Em 2018, ele foi confirmado como o novo apresentador do reality show A Fazenda, conduzindo as temporadas 10, 11 e 12.
Apresentador de A Fazenda
Marcos Mion se tornou apresentador de A Fazenda a partir da décima temporada do programa, em 2018, substituindo Roberto Justus. Desde o início, trouxe uma nova energia para o reality, sendo elogiado por sua espontaneidade, carisma e habilidade em conduzir as dinâmicas e provas da competição.
Curiosamente, nas temporadas anteriores do reality show, o apresentador costumava usar as filmagens do programa no quadro “Vale a Pena Ver Direito”. Isso aconteceu durante anos, com ele e “Mionzinho” zoando as cenas mais engraçadas e curiosas que aconteciam durante as exibições de A Fazenda.
Durante seu período como apresentador, A Fazenda teve momentos de alta audiência e repercussão, além de polêmicas e discussões entre os participantes, o que contribuiu para a cobertura intensa da mídia e das redes sociais. Mion também foi elogiado por sua postura firme e respeitosa em relação aos participantes, mantendo uma conduta profissional e ética mesmo diante de conflitos e tensões no programa.
Demissão da Record e ida para a Globo
Em janeiro de 2021, o jornalista Leo Dias divulgou no site Metrópoles que Marcos Mion estava negociando com Boninho um possível contrato de apresentador com a TV Globo em 2022, já que o término de seu contrato com a Record TV estava previsto para dezembro de 2021. Porém, na mesma semana em que a matéria foi publicada, a Record o desligou do comando de A Fazenda 13 e rescindiu seu contrato a partir de uma cláusula que permitia à empresa não pagar multa ou indenização.
Em março de 2021, foi convidado por Boninho para apresentar a volta do reality show No Limite, mas seu contrato com a Record TV o impediu de apresentar reality shows na TV aberta. Aliás, A Fazenda tinha uma grande audiência com o comando de Marcos Mion e bom faturamento, mesmo assim decidiram mandar ele embora.
Em agosto de 2021, o apresentador assinou com Globo e Multishow. Ele foi contratado para conduzir e encerrar o programa Caldeirão, até o final daquele ano, cumprindo o plano comercial deixado pelo Caldeirão do Huck, já que Luciano Huck havia migrado para os domingos. Em outubro, após apelo do público, ele foi oficialmente anunciado como substituto de Luciano nas tardes de sábado e o programa foi rebatizado, passando a se chamar Caldeirão com Mion, a partir de março de 2022.
No Multishow, canal pertencente ao Grupo Globo, o apresentador comanda as transmissões do Rock in Rio e Lollapalooza.