Quem é o substituto de Ali Kamel na direção-geral do jornalismo da Globo?
Após 34 anos de dedicação ao Grupo Globo, Ali Kamel está se afastando da posição de diretor-geral de Jornalismo da emissora, cargo que ocupou por 7 anos.
Seu sucessor a partir de janeiro será Ricardo Villela, que possui uma extensa trajetória na empresa, incluindo experiência como editor de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal da Globo, coordenação do Jornal Nacional, liderança na redação de São Paulo e direção da redação de Brasília.
Nos últimos anos, ele ocupou a diretoria-executiva de Jornalismo, e a partir de janeiro, Miguel Athayde assumirá essa posição. Miguel Athayde é o atual diretor da GloboNews. Vinícinícius Menezes, atual diretor regional de jornalismo no Rio de Janeiro, assumirá o comando da GloboNews. A liderança da redação no Rio de Janeiro ficará a cargo de Marcio Sternick.
O motivo para a saída que pegou todos de surpresa é que ele pretende desacelerar. Ali Kamel afirmou que pretende diminuir o ritmo de trabalh e se afastar das responsabilidades executivas. O jornalista ficou à frente no Grupo Globo por 34 anos, sendo 22 deles na TV e em posições de liderança.
Ali Kamel deixa posição de destaque na Globo
Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, fez um comunicado interno. O diretor contou que acredita que ele, Ali Kamel, está “no auge de sua capacidade de pensar no jornalismo e gerir redações”, porém entende as motivações que o levaram a deixar o cargo.
Ainda, na nota, ele definiu que essa parceria é “difícil de abrir mão”. Isso porque Ali Kamel coordenou por anos projetos de grande destaque na Globo como Caravana JN, JN no Ar, O Brasil que Eu Quero Para o Futuro e Brasil em Constituição.