Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, é um apresentador de televisão que nasceu em 2 de maio de 1950. Ele começou a carreira como locutor de rádio na década de 1970, antes de se tornar um dos mais conhecidos comunicadores a TV brasileira.
Faustão é conhecido por ter apresentado o Domingão do Faustão, um programa de auditório da TV Globo que foi ao ar por mais de três décadas, de 1989 a 2021. Durante seu tempo no ar, apresentou diversos quadros de entretenimento, incluindo dança, música, entrevistas com celebridades, jogos e videocassetadas.
Antes de ir trabalhar na Globo, Faustão foi apresentador de programas em outras emissoras, incluindo a TV Gazeta e a TV Bandeirantes. Em 1984, estreou o Perdidos na Noite, que se tornou um grande sucesso na época, passando por Gazeta, Record e Band, até o seu fim, em 1988.
No dia 13 de junho de 2021, apresentou seu último Domingão do Faustão, após 32 anos no ar. Ele decidiu deixar a TV Globo e se transferir para a Band. A saída de Faustão da emissora foi bastante comentada e gerou muita expectativa em relação ao seu futuro.
Quem é Faustão?
Fausto Silva é um apresentador, comediante e radialista brasileiro que atualmente comanda o programa Faustão na Band, na TV Bandeirantes desde 17 de janeiro de 2022. Iniciou sua carreira no rádio na década de 1960, com foco em esportes, e em 1984 estreou na televisão com o programa de auditório Perdidos na Noite na TV Gazeta, que posteriormente foi para a TV Record e TV Bandeirantes.
Aos 14 anos, Fausto começou como repórter na rádio Centenário de Araras, interior de São Paulo. Depois, mudou-se para Campinas e trabalhou por cinco anos na Rádio Cultura, onde comandou o musical New Pop Internacional. Em 1970, foi contratado pela Rádio Record, em São Paulo, para apresentar o jornal da noite, além de atuar como redator, e começou a trabalhar no mundo do esporte como repórter de campo na Jovem Pan – Rádio Panamericana.
Além do rádio, Faustão também atuou como jornalista, tendo sido contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo como repórter esportivo. Foi nesta função que em 1977 foi levado para a Rádio Globo por Osmar Santos. Na época, Osmar Santos cursava a faculdade de Administração Pública na Fundação Getulio Vargas, onde teve aulas com nomes destacados da política, como Eduardo Suplicy e André Franco Montoro.
Seu maior sucesso foi o programa de auditório Domingão do Faustão, transmitido sem interrupção pela TV Globo de 1989 a 2021, tornando-se um dos programas mais duradouros da televisão brasileira.
Onde nasceu Faustão?
Fausto Silva nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Porto Ferreira, filho de Cordélia Morais e Maury Correia da Silva. Ele foi casado duas vezes antes de se casar com Luciana Cardoso, sua atual esposa, com quem tem dois filhos: João Guilherme e Rodrigo.
Sua primeira esposa foi Lúcia Helena, com quem ficou por uma década, seguida pela ex-modelo e artista plástica Magda Colares, com quem teve uma filha chamada Lara. Faustão tem cinco irmãs, incluindo Leonor Corrêa, diretora de TV, e outras quatro que se dedicaram à educação.
Embora seja conhecido por manter sua vida pessoal em sigilo, o apresentador apareceu com sua esposa Luciana em fotos postadas por ela em uma viagem do casal à Escócia, em 29 de abril de 2016, no Instagram.
Início de carreira de Fausto Silva
Através da intervenção do então diretor da Rádio Globo, Francisco Paes de Barros, e do chefe da equipe de esportes Edison Scatamachia, foi conseguido um horário na Rádio Excelsior para que Osmar Santos pudesse expressar seu entusiasmo com o Balancê. O programa contava com a participação de artistas de teatro e televisão, políticos, e era comandado pelos apresentadores Juarez Soares, Jorge de Sousa, Braga Júnior, Reynaldo Costa.
Fausto ingressou no programa como repórter ou como apresentador substituto. Em 1983, com a presença crescente de Osmar Santos em projetos na televisão e a ida de Juarez Soares para a TV Bandeirantes, Faustão se tornou o principal apresentador do Balancê, enfatizando o lado humorístico com seu estilo descontraído, juntamente com a dupla de comediantes.
Nessa fase, a produção passou a ser de responsabilidade de Lucimara Parisi, ex-telefonista da Rádio Globo, e do jornalista Odir Cunha, ela inclusive foi com Faustão para a Globo e ficou lá por anos. Em outubro do mesmo ano, o Balancê começou a ser transmitido com a participação de auditório na famosa Palhaçaria Pimpão, localizada no bairro de Santa Cecília, em São Paulo.
Com a coordenação de produção de Mario Jorge Farath Miguel, o programa se destacou pelo humor irreverente e divertido, sem deixar de receber convidados importantes da cena artística e política. enfatizando o lado humorístico com seu estilo descontraído, juntamente com a dupla de comediantes.
Perdidos na Noite
No início de 1984, após uma visita de Goulart de Andrade ao Balancê, Fausto e sua equipe foram convidados a levar o programa para a televisão. Em março do mesmo ano, o Perdidos na Noite estreou na TV Gazeta, em um horário comprado por Goulart de Andrade e inspirado no filme Midnight Cowboy, estrelado por Jon Voight e Dustin Hoffman.
Em setembro, o programa migrou para a TV Record, mas logo se tornou independente sob a direção de Faustão. Em 1986, o programa passou a ser transmitido nacionalmente pela TV Bandeirantes, onde o comunicador também apresentou o programa Safenados e Safadinhos.
Domingão do Faustão
O Domingão do Faustão foi transmitido pela TV Globo de 26 de março de 1989 a 13 de junho de 2021 e foi apresentado por Fausto Silva, exceto pelos dois últimos programas, que foram apresentados por Tiago Leifert. A atração foi criada para competir com o Programa Silvio Santos, que era líder de audiência nas tardes de domingo.
Ao longo dos anos, eram comuns entrevistas com atores e cantores da emissora, bem como atrações populares em vários quadros e as tradicionais videocassetadas no final. Um grande diferencial do Domingão era o fato de ser transmitido ao vivo, seja dos estúdios de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Anos depois, o SBT adotou a mesma estratégia, com o Domingo Legal.
Em meados da década de 1990, até 2004, houve uma grande disputa na audiência, contra o Domingo Legal, de Gugu Liberato, forçando os dois programas a apelarem em busca do primeiro lugar. Contudo, a partir de 2004, o Domingão do Faustão ganhou várias vezes seguidas do SBT. A falsa entrevista com integrantes do PCC fez a audiência de Gugu despencar e Faustão voltar a liderar facilmente.
A partir dos primeiros anos da década seguinte, voltou a ter alguns problemas com audiência, perdendo para o Programa do Gugu, após a migração do concorrente para a TV Record. Fausto Silva chegou a perder para o Show do Tom e para o Tudo é Possível, em algumas oportunidades. O Pânico na TV foi outro que tirou uma casquinha da liderança.
No dia 17 de abril de 2016, o Domingão do Faustão não foi ao ar pela primeira vez desde sua estreia devido à votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em 19 de maio de 2019, Fausto Silva insinuou que o programa poderia ser o próximo do fim. Durante o quadro Arquivo Confidencial, o apresentador declarou que “o dia em que o programa acabou, e esse dia não está longe, eu revelo os verdadeiros bastidores do Arquivo Confidencial”.
Em 15 de março de 2020, o Domingão não teve a presença da plateia pela primeira vez em 31 anos, devido às medidas de prevenção ao COVID-19 impostas pelas emissoras brasileiras. Como resultado, foram exibidas reprises dos melhores momentos do programa e uso de chroma key pelo apresentador para os merchandising. Após cinco meses exibindo apenas reprises, voltou a ter episódios inéditos em 23 de agosto de 2020.
Em 25 de janeiro de 2021, o colunista Lauro Jardim anunciou que o programa sairia do ar em dezembro, encerrando assim um ciclo de 32 anos na emissora. Embora a direção da Globo tenha tentado criar uma nova atração para Fausto Silva às quintas-feiras, o apresentador preferiu não aceitar a proposta. Em 13 de junho de 2021, Faustão não pôde apresentar o programa devido ao tratamento de uma infecção urinária, e a edição foi excepcionalmente conduzida por Tiago Leifert.
Em 17 de junho, foi anunciada a saída antecipada de Fausto Silva, o que fez com que Leifert o substituísse até o mês de dezembro. O nome Domingão do Faustão deixou de ser utilizado desde então, marcando assim o fim da atração, sendo apresentado apenas o quadro Dança dos Famosos como um programa independente.
Um novo programa intitulado Domingão com Huck estreou em 5 de setembro, apresentado por Luciano Huck. Inicialmente, o quadro Show dos Famosos do antigo programa foi mantido, mas a estreia foi marcada por algumas gafes do apresentador e falhas de edição. Logo depois, o quadro Dança dos Famosos e a premiada Melhores do Ano passou a fazer parte do novo dominical.
Faustão na Band
Desde 17 de janeiro de 2022, a Rede Bandeirantes produz e exibe o programa de auditório Faustão na Band, apresentado por Fausto Silva no horário nobre de segunda a sexta-feira. A atração marca o retorno do apresentador à Band após mais de três décadas como contratado da TV Globo, onde comandou o Domingão do Faustão.
O formato do programa contém quadros de competições de performances artísticas e musicais, como Grana ou Fama, Mochila do Riso, Feira da Risada, Dança das Feras, A Hora da Decisão e Na Pista do Sucesso. Também inclui apresentações e entrevistas com convidados, como a Pizzaria do Faustão e o Churrascão do Faustão, e o quadro Arquivo Pessoal (antes chamado de Esta é a Sua Vida), em que familiares e conhecidos de personalidades homenageiam-nas com depoimentos.
Fausto Silva apresenta o programa acompanhado de Anne Lottermann e seu filho João Guilherme Silva, e a direção do programa é de responsabilidade de José Armando Vannucci, Leonor Corrêa, Guilherme Racy e Marcelo Nunes, com direção-geral de Beto Silva e direção artística de Cris Gomes. No início, havia promessa de que seria transmitido ao vivo, mas isso não aconteceu.
Quais são os bordões do Faustão?
Faustão se destacou por diversos bordões ao longo de sua carreira. Aliás, ele é uma das personalidades mais imitadas do país, sendo que estes bordões ajudam os humoristas. Confira os principais:
- “Ô loco, meu”;
- “Ô loco, bicho”;
- “Brincadeira, meu”;
- “Mais do que nunca”;
- “Reclames do plin-plin”;
- “Esta fera aí meu”;
- “Quem sabe faz ao vivo!”;
- “Tanto no pessoal quanto no profissional”;
- “8 e 7”;
- “Eitaaa”;
- “Agradecendo sua audiência, sua paciência”.
Quando apresentava o Domingão ao vivo, era comum que falasse o horário, geralmente “8h e 7”, que ficou muito popular. E embora seja gravado na Band, continua usando o “quem sabe faz ao vivo”, quando artistas se apresentam no palco.