News do Dia
Últimas notícias

Transplante de Faustão completa um mês; entenda cirurgia

O di 27 de setembro é marcado pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos. Além disso, a data ganha um novo significado ao marcar um mês exato desde que o apresentador Faustão recebeu um novo coração.

Foi há um mês que o comunicador se submeteu a uma cirurgia de transplante de órgãos, após passar dias internado enfrentando um quadro delicado de insuficiência cardíaca. A condição ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o restante do corpo, seja na contração ou no relaxamento do músculo.

Na ocasião, internautas chegaram a questionar a rapidez tanto do procedimento quanto da “espera na fila” de Fausto Silva – que durou poucos dias. Entenda tudo a seguir.

Como foi a cirugria de Faustão?

Faustão recebeu um novo coração de um homem chamado Fábio Cordeiro da Silva, que foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 26 de agosto. A morte do jogador de futebol aconteceu durante seu expediente como azulejista, em São Paulo. Por conta disso, o coração saudável foi levado ao famoso apresentador.

No Mais Você, da Globo, a médica cardiologista Jacqueline Miranda explicou sobre a espera breve de Faustão na fila de transplante. Isso aconteceu por conta do tipo de sangue do apresentador e também nível de urgência do caso.

“O grupo sanguíneo é muito importante. Trazendo o caso do Faustão, ele era grupo ‘B’. Bom lembrar que a gente só tem 10% da população mundial que é ‘B’. (…) Então, quando você tem um tipo sanguíneo que é menos comum, apesar de a gente ter menos doadores, porque estatisticamente temos menos pessoas com aquele tipo sanguíneo, quando aparece, tem uma fila pequena”, explicou no programa matinal.

Na época, Faustão era o segundo da fila para o transplante, e recebeu o órgão após a equipe médica responsável pelo primeiro paciente negar o órgão. O motivo da recusa, inclusive, não foi revelado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.