Preta Gil diz não ter “vergonha” da bolsa de ileostomia; entenda para que serve
Se recuperando de um câncer colorretal, a cantora Preta Gil compartilhou uma nova atualização com seus seguidores, ainda no domingo (1). Pelo Instagram, a filha de Gilberto Gil revelou que está usando uma bolsa de ileostomia.
No relato, Preta Gil conta que “não tem vergonha de mostrar” o item que “salvou” sua vida deu a possibilidade dela se restabelecer da cirurgia que retirou seu tumor. “Sei que não é fácil, mas acreditem, sou grata”, escreveu.
Foi no dia 10 de setembro que Preta Gil recebeu alta hospitalar, após passar 28 dias internada por conta do tumor. Tanto a cirurgia quanto o tratamento foram feitos em uma unidade particular, em São Paulo. Além do procedimento, a cantora também se submeteu a quimioterapia e outros recursos.
O que é uma bolsa de ileostomia?
A ileostomia, assim como a colostomia, fazem parte de um procedimento chamado ostomia – uma cirurgia a qual liga um órgão a algo externo.
No caso de ostomias intestinais, o procedimento altera o fluxo das fezes para que o excremento seja coletado por uma bolsa removível. A intervenção é comum em casos de câncer, principalmente quando o paciente precisa retirar alguma parte do intestino.
É importante também entender a diferença entre a bolsa de colostomia e ileostomia, sendo a primeira realizada no intestino grosso. Assim, o item usado por Preta Gil é utilizado para ligar o intestino delgado à bolsa externa. O uso de ambos os recursos pode ser temporário, já que serve para que o intestino se recupere de forma adequada.
Relembre alta hospitalar de Preta Gil
Foi no dia 10 de setembro que Preta Gil recebeu alta hospitalar e comemorou o feito em suas redes sociais. “A tão sonhada alta chegou, foram 28 dias de internação, dias desafiadores onde tive que lidar com muitas coisas difíceis, mas, ao mesmo tempo, rodeada de competência e amor, muito amor”, comemorou em suas redes sociais.
Vale lembrar que a batalha de Preta Gil contra o câncer dura desde janeiro, quando a cantora descobriu a doença após sentir sintomas desconfortáveis em seu corpo, como prisão de ventre e sangue nas fezes.