TV Globo quase teve transmissões suspensas por causa de Faustão
O “Domingão do Faustão” foi um programa de televisão brasileiro que foi transmitido aos domingos pela Rede Globo e se tornou uma das maiores atrações da história das telinhas. O programa era apresentado por Fausto Corrêa da Silva, mais conhecido como Faustão, um dos mais renomados apresentadores do país.
Antes de se consolidar na audiência, Faustão fez parte da disputa acirrada para alcançar o maior número de telespectadores. Muitas das vezes, essa briga pelos números fez com que o jogo se tornasse sujo e o apresentador respeitasse condições físicas e fizesse piada de condições de determinadas pessoas.
Em um desses casos, Faustão convidou um jovem de 15 anos que era portador da síndrome de Seckel. Essa condição causa características como nanismo, deformações faciais e deficiência intelectual, além de microcefalia. Durante o “Domingão”, Rafael Pereira dos Santos, na sua ingenuidade, foi feito de chacota e foi humilhado.
Por esse motivo, o Ministério Público entrou com uma representação contra a Rede Globo pedindo a suspensão das atividades da emissora por conta do episódio de desrespeito feito com um menor de idade. Apesar de não ter sido condenado com o fim de transmissões, a empresa carioca ficou manchado por esse capítulo triste da briga por audiência.