J. K. Rowling, autora de ‘Harry Potter’, faz comentário transfóbico e é detonada nas redes
A escritora britânica, J. K. Rowling, recebeu críticas de vários seguidores e fãs após insinuar, por meio de uma publicação nas redes sociais, que “mulheres trans não são mulheres”.
A autora da saga “Harry Potter” compartilhou no Twitter uma imagem de um muro em que é possível ler “Repita conosco: mulheres trans são mulheres”. No entanto, sobre a fotografia ela escreveu “Não”.
Veja o post em que J. K. Rowling foi acusada de transfobia
No. pic.twitter.com/YhoHfKdeat
— J.K. Rowling (@jk_rowling) October 17, 2023
Seus seguidores repudiaram a publicação. Um dos comentários na imagem compartilhada dizia: “É ridículo que isso tenha que ser questionado. Bem-vindo a 2023”.
Outros atos transfóbicos da autora de “Harry Potter”
Esse não foi o primeiro ato transfóbico da autora da saga “Harry Potter” nas redes sociais.
A autora tem sido alvo de críticas por parte dos fãs nos últimos anos devido ao seu comportamento reacionário, que inclui atitudes discriminatórias e manifestações ofensivas dirigidas à comunidade LGBTQIAP+.
Em outra ocasião, Rowling publicou um artigo que fez uso da frase “pessoas que menstruam”. Ela questionou o uso da expressão e fez piadas a respeito do fato de que já existe uma palavra para se referir a esse grupo, que, no contexto, se refere às mulheres.
No entanto, o propósito da reportagem era ser inclusivo, abrangendo também homens trans que, por terem nascido com sexo biológico feminino, também passam pelo ciclo menstrual.