Jorge e Mateus cancelam show em Maceió e citam problema ambiental na cidade
A dupla Jorge e Mateus cancelou o show que faria em Maceió, capital de Alagoas. A apresentação aconteceria no sábado (9), mas o duo optou por adiar o evento, justificando a decisão por meio de nota divulgada pela Barrera Produções.
No comunicado, Jorge e Mateus citam a situação que acomete Maceió sobre o afundamento do solo devido uma mina da empresa petroquímica Braskem. Como resultado, mais de 60 mil pessoas precisaram deixar suas casas ou foram removidas às pressas, gerando lares e bairros ‘fantasmas’.
“Devido aos últimos acontecimentos na cidade e mesmo entendendo a distância entre o local do show e o local do fato que vem ocorrendo com a Braskem, atendendo uma solicitação da dupla Jorge e Mateus, que entende não ser o momento de festejar na cidade, comunicamos o adiamento do show que aconteceria no dia 9/12″, diz a nota de Jorge e Mateus. Os ingressos, por sua vez, terão reembolso nos próximos dias.
Entenda o caso do afundamento de Maceió
O solo de Maceió tem passado por extração de sal-gema, um cloreto de sódio utilizado normalmente para a produção de soda cáustica e PVC. No local, a Braskem possui 35 minas, começando a exploração em 1970 e se encerrando apenas em 2019. Esse afundamento acontece porque a extração de sal-gema acontece por meio de túneis que são escavados e recebem água. Contudo, após o uso, o recomendado é que esses espaços sejam preenchidos com areia – o que nem sempre acontece, deixando o solo instável.
Até hoje, porém, a empresa nunca assumiu a responsabilidade pelo afundamento de cinco bairros. Ao todo, já são mais de 15 mil imóveis desocupados. A capital de Alagoas já determinou estado de emergência por conta da situação. Também foi solicitado pelo Governo Federal que a Prefeitura de Maceió faça um empréstimo de 40 milhões de dólares. Apesar disso, a Braskem já se pronunciou oficialmente, afirmando que o afundamento do bairro Mutange – o mais recente dos casos – está sendo monitorado enquanto a área está sendo evacuada.