Famosos que são diagnosticados com TDAH e você não sabia
Fabiana Karla e Micael Borges foram duas celebridades que, ainda nesta semana, falaram publicamente sobre o diagnóstico de TDAH. A sigla é o nome dado para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. De acordo com o Ministério da Saúde, esse quadro atinge cerca de 5% a 8% da população mundial, e tem sido cada vez mais discutido Brasil afora.
Na prática, o TDAH é uma doença crônica e um transtorno neurobiológico que resulta em dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. No Brasil, é considerado muito comum, com cerca de 2 milhões de caso por ano. Sem cura, o tratamento é feito a partir de psicoterapia e, em alguns casos, medicamentos.
No caso de Fabiana Karla, a humorista falou sobre seu diagnóstico – revelado pouco tempo após a pandemia de covid-19. “Tudo o que eu antes pensava ser criatividade, descobri ser o hiperfoco do TDAH. (…) O diagnóstico foi importante para encontrar ferramentas. Estou aprendendo a lidar bem com isso, e tendo mais qualidade de vida. É um momento muito especial para mim. Faço questão de falar sobre o assunto para que as pessoas saibam que é possível viver com TDAH, mas também para entenderem do que se trata, já que são feitas tantas piadas sobre ele por aí”, defendeu, em entrevista à Veja.
Famosos que tem TDAH
Na prática, os sintomas de TDAH costumam surgir na infância – onde é mais comum o diagnóstico. São eles: dificuldade em organização, esquecimento, falta de atenção, impulsividade, hiperatividade, dificuldade em aprender, entre outros.
Contudo, esse cenário não está restrito aos famosos citados anteriormente. Em outras ocasiões, celebridades falaram sobre o diagnóstico de TDAH, alertando a importância de um tratamento adequado. São eles:
- Tatá Werneck;
- Zé Felipe;
- Sabrina Sato;
- Jim Carey;
- Michael Phelps;
- Fiuk;
- Will Smith;
- Justin Timberlake;
- Suzana Alves;
- Simone Biles;
- Paris Hilton;
- Lily Alen.