Como foi criada a Rede Globo?
Uma das emissoras mais famosa do Brasil, foi criada em 1925. Seu início se deu por meio do jornal impresso “O Globo”. O seu fundador, Irineu Marinho foi o fundador do jornal impresso. Posteriormente, seu filho mais conhecido, o Roberto Marinho, tornou-se presidente da empresa em 1931, e conseguiu a concessão para a TV, ainda ano governo do ex-residente Juscelino Kubitschek em 1957.
No mesmo ano da fundação do jornal, o fundador, Irineu Marinho, faleceu devido a um ataque cardíaco. No momento do ocorrido, Roberto Marinho, seu filho, não se sentiu pronto para assumir a empresa, deixando a tarefa para o jornalista com mais experiência, o Euricles de Matos. Roberto trabalhou por anos como jornalista no “O Globo”.
Com a morte do jornalista Euricles de Matos, Roberto Marinho não teve outra alternativa a não ser assumir a presidência da emissora. Em seus feitos, em 1934 ele fundou a rádio O Globo. Com difusão, a rádio fez muito sucesso na década de 50 por trazer grandes nomes da música brasileira.
Fundação | Globo na TV
Um marco muito importante na história das comunicações no Brasil, é a chegada da televisão. Em 1950 a televisão chega ao Brasil e em 1951 a Globo solicita ao então presidente, Eurico Gaspar Dutra, uma concessão para iniciar seu canal de televisão.
Mas foi apenas no governo de Juscelino Kubitschek que a concessão foi aprovada, em 1957. Com isso, desde a sua fundação até atualmente, a emissora passou por alguns problemas e polêmicas que marcaram e ainda marca sua história.