Quem foi o fundador da Record?
A Record TV, uma das emissoras mais antigas do Brasil, está no ar desde o ano de 1953.Com estreia no canal 7, os telespectadores foram recebidos como um show musical, em um domingo no ano de 1953, Sandra Amaral e Hélio Ansaldo foram os apresentadores responsáveis por inaugurar a TV.
No dia 27 de setembro ocorria a inauguração de uma das maiores emissoras do Brasil. A data de estreia não é nada aleatória, a ideia de Paulo Machado de carvalho, o então fundador da emissora, era que a estreia ocorresse exatamente no dia 7 de setembro, na data da Independência do Brasil e, ao mesmo tempo, fazendo referência ao número do canal.
Um giro na história da emissora Record TV
Imagine iniciar do zero uma emissora em um cenário em que nem todos os brasileiros tinham o aparelho de televisão em casa. Pois é, foi nesse cenário bastante enxuto que a Record iniciou. Com a compra de equipamentos necessários para as transmissões, logo no início a emissora foi pega de surpresa, pois, os equipamentos eram todos importados não chegaram a tempo, gerando um atraso de cerca de três semanas.
Na década de 1960, a emissora se tornou bastante popular, chegando a liderar em audiência, com exibições de festivais musicais, partidas de futebol e entre outras programações. Nessa época, a Record encabeçava a Rede de Emissoras Independentes (REI).
Em 1970, o empresário e apresentador de TV Silvio Santos passa a ter metade das ações do canal mediante a sociedade com os Machados de Cavalho. Após uma situação financeira desfavorável, em 1989, a emissora foi vendida ao bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus.
Com novos investimentos e modernização em sua estrutura, a emissora logo na década de 1990 formou sua rede nacional com compras de canais e afiliações em todo o Brasil. Com seu reposicionamento no mercado televisivo, em 2007 a 2015, liderando a segunda maior rede do país em audiência e faturamento, a Record ultrapassa o SBT. Vale recordar que em 2012, ambas as emissoras passaram a disputar intensamente décimos pontuais e revezar-se no ranking do IBOPE.