A abertura do ‘Fantástico’ é uma atração em si; Relembre sua estreia
“É o Show da Vida! É Fantástico!”: quantas vezes você não ouviu essa frase enquanto assistia o programa dominical?
Mesmo estando em 2023, a abertura do “Fantástico”, da TV Globo, é um show à parte há 50 anos. Relembre detalhes a seguir!
“Da idade da pedra ao homem de plástico”: relembre detalhes da primeira abertura do Fantástico
Criada e desenvolvida, em 1973, pelos designers Cyro Del Nero e Nilton Nunes, a primeira logomarca do programa é inesquecível. Na época, a TV ainda era em preto e branco. Contudo, era possível perceber um esforço para um cenário e roupas chamativas e coloridas.
Na abertura, com duração de quase 2 minutos e 50 segundos, duas crianças corriam para o centro do estúdio e descobriram véus que ocultavam dançarinos com fantasias semelhantes às utilizadas no Carnaval de Veneza, na Itália.
O figurino não passa despercebido! Os trajes foram desenvolvidos pelo figurinista Carlos Sörensen. A inspiração foi a peça ‘Pippin’, um musical estrelado pela atriz Marília Pêra.
Boni, vice-presidente da emissora, havia assistido o espetáculo e se deslumbrado com as roupas. Por isso, pensou em fazer algo na mesma linha para a abertura do programa.
Coreografados por Juan Carlos Berardi, os bailarinos dançavam ao som de um tema composto por Guto Graça Mello, diretor musical, e gravado pela orquestra e coral da Globo, com produção musical de Aloysio de Oliveira.
Uma curiosidade que pouca gente sabe: a letra do tema ‘Fantástico’ foi escrita pelo próprio Boni. Nesse caso, a canção podia “ser interpretada como uma espécie de carta de intenções do novo programa”, segundo o Memória Globo.
Adeus, preto e branco! Olá, TV à cores!
Cerca de um ano depois, em abril de 1974, a abertura do Fantástico ganhou cenários coloridos e balés com mais vida e cores! Veja mais aberturas lendárias do programa a seguir: