Ácido Sulfônico é derramado em rio, após caminhão que transportava colidir
Um caminhão que carregava material químico colidiu com uma ribanceira e acabou saindo da pista. Com o impacto, o produto – que era ácido sulfônico – vazou para uma Área de Proteção Ambiental e atingiu o Rio Seca. O caso aconteceu na SC-418, em Joinville, Santa Catarina, na manhã da última segunda-feira (29).
Por conta do acidente, a pista também foi interditada e os Bombeiros, Defesa Civil Polícia Militar Rodoviária Companhia Águas de Joinville e outros órgãos foram acionaados. O condutor do veículo, por sua vez, sofreu lesões leves.
A Prefeitura de Joinville precisou instalar um gabinete de crise em conjunto com a Águas de Joinville para acompanhar a situação da serra e do rio. A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão teve que fechar a captação preventivamente às 10h para que análises químicas e coletas fossem feitas. Por conta disso, o abastecimento de água em algumas localidades pode ser afetado.
Joinville fica sem água
Joinville é considerada a maior cidade de Santa Catarina e, com o rio poluído pelo ácido, precisou interromper o abastecimento de água para 75% da região. Ao cair no rio, a substância tóxica formou uma espuma branca que se espalhou ao longo de todo o leito. Este material é considerado tóxico.
O caminhão que levava o material não só tombou como posteriomente pegou fogo. Já o ácido sulfônico se tornou uma dor de cabeça para as autoridades por conta da contaminação do rio – afetando 34 dos 43 bairros de Joinville, que estão sem água.
Na prática, o ácido sulfônico serve para produzir detergentes, líquidos, desengraxantes, multiusos, entre outros. Em contato com a população, pode causar irritação nas vias respiratórias, queimaduras e lesões oculares. As informações são da Defesa Civil. De acordo com a Companhia Águas de Joinville, que está monitorando a água do Rio Cubatão, ainda não há previsão de abertura da captação e normalização dos serviços.