Ana Maria Braga é uma renomada apresentadora de televisão, chef de cozinha e jornalista brasileira. Começou sua carreira como jornalista na Rede Tupi de Notícias, pertencente à extinta Rede Tupi, passou pela Record e depois foi para a Globo, apresentar um programa que ficou por décadas no ar, o “Mais Você”.
Sua trajetória na televisão teve início na década de 1980, quando ela se tornou diretora comercial de revistas de moda, como a Revista Cláudia. No entanto, foi na TV que Ana Maria alcançou fama e reconhecimento. Na Tupi, apresentou telejornais e programas de variedades, estreando também um programa feminino ao vivo.
Em 1992, ingressou na Rede Record e assumiu a apresentação do programa “Note e Anote”, que foi um grande sucesso. Ela comandou o programa durante sete anos, sendo responsável por sua direção, produção e apresentação. “Note e Anote” se tornou uma das atrações mais populares da televisão brasileira, recebendo diversos prêmios e entrando para o Guinness Book como o programa de maior permanência no ar.
Em junho de 1999, a apresentadora fez sua transição para a TV Globo, onde estreou o programa “Mais Você” em 18 de outubro do mesmo ano. Ao lado de seu icônico parceiro, o Louro José, um papagaio de fantoche controlado por Tom Veiga, ela conquistou o público com seu estilo descontraído e carismático.
O “Mais Você” se tornou um dos programas mais populares da televisão, destacando-se pela apresentação de receitas culinárias, dicas para a casa, entrevistas com celebridades e discussões sobre as principais notícias do dia. O programa também aborda temas de interesse geral, mesclando jornalismo e entretenimento.
Ao longo de sua carreira, Ana Maria Braga recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, consolidando-se como uma das personalidades mais influentes e queridas da televisão brasileira. Sua habilidade em cativar o público, sua confiança e sua paixão pela culinária tornaram-na uma figura icônica na mídia brasileira.
Quem é Ana Maria Braga?
Ana Maria Braga Maffeis nasceu em 1º de abril de 1949, em São Joaquim da Barra, Brasil. Ela é uma renomada apresentadora de televisão, chef de cozinha e jornalista brasileira. Antes de se dedicar ao jornalismo, formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com especialização em Zoologia pela mesma universidade.
Ana Maria iniciou sua carreira como jornalista na Rede Tupi de Notícias. Além disso, trabalhou como diretora comercial de revistas de moda, como a Revista Cláudia. Sua popularidade cresceu quando ela se tornou apresentadora na RecordTV, onde comandava programas como “Note e Anote” e o talk-show Programa Ana Maria Braga, seguindo o estilo do programa de Hebe Camargo.
Além de suas conquistas na televisão, em 1998, lançou sua própria revista feminina, chamada Utilíssima. Ela também criou uma revista em quadrinhos, na qual transcreveu histórias envolvendo pessoas próximas a ela, como seu ex-marido Carlos Madrulha, envolveu-os em personagens, como Aninha, Carlinhos, Louro José, Maria Coruja, Lena, Mirna, entre outros.
Desde 1999, é a apresentadora do programa “Mais Você”, exibido na TV Globo. Foi na emissora líder que ganhou fama de vez, se tornando uma das personalidades mais conhecidas de todo o Brasil, também estrelando diversos comerciais.
Carreira de Ana Maria Braga na TV
Após obter seu diploma, Ana Maria mudou-se para a cidade de São Paulo para realizar uma especialização em sua área. Para custear seus estudos, conseguiu um emprego na extinta TV Tupi, onde apresentou telejornais na antiga Rede Tupi de Notícias, bem como programas de entretenimento e estreou em um programa feminino ao vivo.
Determinada a explorar um novo segmento, Ana Maria decidiu cursar jornalismo. Após o encerramento das atividades da TV Tupi, ela trabalhou como assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril. Durante mais de 10 anos, ela esteve ausente das telas da televisão.
Em 1992 voltou ao ar e durante sete anos, dirigiu, produziu e apresentou o programa “Note e Anote” na Rede Record. Esse programa lhe rendeu diversos prêmios e até mesmo um lugar no Guinness Book como o programa de maior tempo no ar, ela chegava a ficar 17h30 semanais na TV, contando os seus dois programas, o diário e o programa com seu nome.
Sucesso na Record
O “Note e Anote” teve sua estreia em 5 de março de 1991, sob a apresentação da atriz Jussara Freire. Eleva aborda uma variedade de temas relacionados ao universo feminino, como artesanato, dicas profissionais, moda e culinária.
Em janeiro de 1993, Ana Maria Braga assumiu a apresentação do programa, que passou por uma reformulação completa, com um foco mais forte na culinária. O programa era exibido das 10h às 13h. Ela solicitou ser contratada como sócia, em um arranjo em que não recebia um salário fixo, mas dividia as despesas e os lucros provenientes da publicidade do programa de forma igualitária.
Em 1996, o programa mudou para o horário das 13h às 18h, quando alcançou sua fase de maior sucesso. Ele competia pelo primeiro lugar de audiência com a Rede Globo e se tornou o programa com o maior número de anunciantes na televisão naquele ano. Em abril de 1999, devido ao impacto causado pelo programa, a Globo contratou Ana Maria Braga por um salário três vezes maior do que ela ganhava como sócia.
Nessa época, Ana Maria também estava insatisfeita com o diretor José Paulo Valone, que não havia repassado todos os valores provenientes da venda de 150 mil fitas com as receitas do programa. Em 1997, a loira ganha mais de R$ 200 mil por mês com mershandising.
Ida para a Globo
Em junho de 1999, Ana Maria Braga ingressou na TV Globo, apenas dois meses após ter divergências com a direção da Rede Record. Ela estreou o programa “Mais Você” em 18 de outubro daquele ano, ao lado de seu fiel companheiro, o Louro José.
O formato básico do programa consiste na apresentação de receitas culinárias, ideias para o lar, apresentações musicais e entrevistas com convidados. A atração combina elementos de jornalismo e entretenimento, entrevistando artistas e discutindo as principais notícias do dia. A marca registrada do programa é a “mensagem do dia”, um texto escolhido pela apresentadora que tem como objetivo elevar a autoestima dos telespectadores.
Inicialmente, o Louro José era um mero figurante em um dos quadros do programa “Note e Anote”, que Ana Maria estava na TV Record. No entanto, ele fez tanto sucesso que acompanhou a apresentadora em sua mudança para a Globo, aparecendo em matérias especialmente preparadas para ele.
Infelizmente, Tom Veiga, o manipulador do Louro José, faleceu em novembro de 2020, e desde então o personagem deixou de ser parte do programa. Em abril de 2022, o Louro Mané surgiu como seu substituto, revelando ser filho do Louro José. As cadelas de vitória de Ana Maria Braga, Cristal e Paçoca, também fazem parte do programa e circulam pelo cenário durante as tomadas.
Louro José
Louro José, um boneco de fantoche de um papagaio que misturava artefatos de fantoches com a tecnologia de controle remoto, foi interpretado por Tom Veiga, também conhecido como Neilton José Veiga Júnior. Tom Veiga nasceu em 6 de fevereiro de 1973, em São Paulo, Brasil, e faleceu em 1º de novembro de 2020, no Rio de Janeiro.
A parceria entre Ana Maria Braga e Louro José teve início em 1997, quando ela apresentou o programa “Note e Anote”. Inicialmente, Louro José era um simples boneco de fantoche, sem a tecnologia de controle remoto. Foi somente quando Ana Maria foi para a TV Globo, em 1999, que Louro José passou por uma mudança de visual e ganhou nos olhos, tornando-se mais animado e expressivo.
Ele não era apenas um coadjuvante no programa, mas um personagem ativo, com participação ativa nas discussões, fazendo colocações irônicas, piadas e até mesmo discordando propositalmente da apresentadora. Era o elemento cômico do programa, realizando concursos de charadas com Ana Maria e dublando músicas. Sua voz esganiçada buscava imitar a de um papagaio.
A última aparição de Louro José no programa ocorreu em 30 de outubro de 2020. Dois dias depois, em 1º de novembro, Tom Veiga foi encontrado morto em sua casa, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico provocado por um aneurisma.
Quanto ganha Ana Maria Braga na Globo?
Ana Maria Braga tem um dos maiores salários da televisão brasileira. Mesmo que a Rede Globo tenha feito cortes nos últimos anos, a apresentadora matutina continua ganhando bastante. Devido aos anúncios de produtos que faz no “Mais Você”, consegue tirar cerca de R$ 2 milhões por mês, entre salário fixo e valor das comissões.