Apple explica por que iPhone 15 Pro será o único a receber o Apple Intelligence; veja!
A recente revelação da Apple sobre a inclusão exclusiva da Apple Intelligence nos modelos iPhone 15 Pro e Pro Max gerou bastante discussão. Durante a WWDC 2024, executivos da Apple justificaram essa decisão apontando para a necessidade do novo chip A17 Pro, que equipa apenas esses modelos, para executar as funções de IA com a eficiência desejada.
Segundo John Giannandrea, chefe de inteligência artificial da empresa, a complexidade dos processos que a Apple Intelligence demanda só pode ser gerenciada por um hardware tão potente quanto o A17 Pro. Isso significa que outros modelos do iPhone, carentes deste chip, não teriam o mesmo desempenho, tornando a experiência menos satisfatória para os usuários.
O que faz o iPhone 15 Pro ser exclusivo para a Apple Intelligence?
Giannandrea ressaltou que o uso da Apple Intelligence nos modelos mais novos representa uma evolução significativa no processamento em dispositivos móveis. A tecnologia empregada permite execuções mais rápidas de tarefas complexas, o que, segundo o executivo, seria inviável em modelos antigos, reforçando que não se trata de uma estratégia para incentivar a compra dos modelos mais caros.
Comparação com a abordagem da Samsung em IA
Em contraste, a abordagem da Samsung, que desde 2022 incorpora o Galaxy AI em seus smartphones topo de linha, surge como uma diferença técnica interessante. Enquanto a Samsung utiliza uma combinação de processamento local e na nuvem para entregar capacidades de IA, a Apple não forneceu detalhes sobre a execução específica de sua tecnologia nos dispositivos.
Quem pode usar a Apple Intelligence?
Não são apenas os proprietários do iPhone 15 Pro ou Pro Max que podem aproveitar as vantagens da Apple Intelligence. Greg Joswiak, chefe de marketing da Apple, apontou que todos os dispositivos Mac com chips M1 ou superior, além dos iPads Pro desde 2021 e iPads Air a partir de 2022, também são compatíveis com a tecnologia. Esse roll-out abrangente sugere uma integração maior da IA em diferentes dispositivos da marca.