Atriz que ganhou o “Oscar de Fernanda Montenegro” causa revolta na web; entenda motivo
O ano era 1999 quando a atriz Gwyneth Paltrow venceu o Oscar de Melhor Atriz, na categoria que competiu contra a brasileira Fernanda Montenegro. A artista americana ganhou a estatueta pelo seu trabalho no filme Shakespeare Apaixonado, enquanto a veterana da dramaturgia brasileira foi indicada pelo seu papel em Central do Brasil.
Mais de 20 anos se passaram e, até hoje, brasileiros comentam sobre a injustiça envolvendo o prêmio para Paltrow. Agora, o assunto voltou à tona após os internautas descobrirem o que Gwyneth fez com a tão sonhada estatueta.
Em entrevista à Vogue, a atriz americana mostrou a sua casa e um detalhe não passou despercebido: em uma das cenas, Gwyneth Paltrow revela que o seu Oscar é usado como peso de porta. “Isso funciona perfeitamente”, apontou Gwyneth.
Web detona atriz que “roubou” Oscar de Fernanda Montenegro
O vídeo repercutiu nas redes sociais e foi o suficiente para que internautas voltassem a criticar a atriz – apontando que usar a estatueta do Oscar é um desrespeito a Fernanda Montenegro.
“Ela fazendo desdém de uma coisa que poderia mudar completamente a vida de outra pessoa. Fernanda Montenegro já é gigante, mas imagina se tivesse levado esse prêmio para casa”, analisou um usuário.
“Fernanda Montenegro continua sendo lembrada até hoje por sua atuação impecável e só perdeu aquele Oscar por pura xenofobia, mas o importante é fazer história”, disparou outra pessoa na rede social X, antigo Twitter.
Fernanda Montenegro relembra indicação ao Oscar
Em 2021, Fernanda Montenegro concedeu entrevista à Veja, onde falou sobre a sua indicação e o que aconteceu após perder a estatueta do Oscar. “Prêmios, às vezes, vêm. Às vezes, não. O momento daquele Oscar foi inesperado. E daí? O filme de Walter Salles continua sendo um ‘não Oscar’ maravilhoso. A vida continuou. A vida continua”, analisou.
Já no programa Conversa com Bial, a atriz brasileira comenta sobre quem deveria ter levado o prêmio de Melhor Atriz. “Eu, por exemplo, teria dado a [Cate] Blanchett. Ela fez duas Elizabeths naquele ano extraordinárias“, opinou. Na época, Cate Blanchett foi indicada pelo filme Elizabeth. “Não foi um filme, foram dois filmes, e de uma forma maravilhosa. Então não é que o meu trabalho não seja respeitado, mas eu teria votado na Blanchett”, disparou ainda.