Bruce Willis está sem “alegria de viver” após diagnóstico; entenda doença
O ator Bruce Willis está perdendo a “alegria de viver” conta do seu diagnóstico de demência. Quem garante é Glenn Gordon Caron, amigo do artista, em entrevista ao jornal New York Post. “Eu tentei muito permanecer na vida dele. O que torna [sua doença] tão alucinante é que se você já passou algum tempo com o Bruce Willis, não há ninguém que tenha mais alegria de viver do que ele. Ele amava a vida”, lamenta Glenn em entrevista.
Foi em fevereiro deste ano que Bruce Willis divulgou seu diagnóstico de demência frontotemporal, também conhecida como DFT. Além das questões envolvendo sua saúde mental, o ator também está perdendo suas habilidades de comunicação.
Na conversa, o produtor detalha como são os encontros com Willis. Ele descreve que, “nos primeiros três minutos iniciais”, o astro de filmes de ação sabe quem ele é. “Ele não é totalmente verbal; ele era um leitor voraz – não queria que ninguém soubesse disso – e não lê mais. Todas essas habilidades linguísticas não estão mais disponíveis para ele, mas ele ainda é Bruce“, comenta.
Relembre diagnóstico de Bruce Willis
Bruce Willis foi diagnosticado com afasia em 2022 e, por conta disso, parou de atuar. Enquanto isso, a família vem atualizando sobre seu estado de saúde, que sofre interferência direta à medida que a doença vai evoluindo. Os desafios da comunicação são alguns dos problemas que Willis tem enfrentado. Ele vem sendo acompanhado pela filha e até mesmo ex-esposa, a atriz Demi Moore.
A afasia é uma disfunção que afeta principalmente as habilidades de comunicação do indivíduo. O distúrbio pode ocorrer após alguma lesão ou Acidente Vascular Cerebral, tumor no cérebro, doenças ou até mesmo desenvolver-se lentamente no corpo.
O tratamento adequado pode ajudar certos casos, mas não há cura para a afasia. Enquanto isso, o paciente enfrenta dificuldades na fala, escrita, compreensão de imagens, sons e expressões no geral.