News do Dia
Últimas notícias

Campeão paralímpico, condenado por matar a namorada, deixa a prisão

Na última sexta-feira (5), o ex-atleta paraolímpico e também campeão Oscar Pistorius, conhecido como “Blade Runner” por suas pernas de próteses de fibra de carbono, deixou a prisão após quase nove anos de detenção na África do Sul.

Pistorius foi condenado pelo assassinato da modelo Reeva Steenkamp, sua então namorada, ocorrido no Dia dos Namorados de 2013.

Como foi o crime?

Autoridades do Departamento de Serviços Correcionais afirmaram que Pistorius foi integrado ao sistema de correções comunitárias e já se encontra em sua residência.

A liberdade condicional imposta pela Justiça inclui a obrigação de Pistorius continuar a terapia para controle de raiva, bem como participar de sessões sobre violência de gênero. Um oficial será responsável por monitorá-lo até o término da pena, previsto para 2029.

O ex-atleta, atualmente com 37 anos, alegou ter confundido Steenkamp com um ladrão ao disparar quatro tiros dentro do banheiro de sua casa em Pretoria. A família da vítima emitiu um comunicado, destacando que “nunca poderá haver justiça se o seu ente querido nunca mais voltar.”

June Steenkamp, mãe de Reeva, afirmou que aqueles que ficaram para trás são os que “cumprirão pena de prisão perpétua”. Pistorius foi inicialmente condenado a seis anos de reclusão em 2016 por homicídio culposo, mas a promotoria recorreu da decisão. Em 2017, o Supremo Tribunal de Apelações aumentou a pena para 13 anos e cinco meses de prisão.

A decisão de conceder liberdade condicional a Pistorius foi tomada em 2023, marcando um novo capítulo na história que envolve um dos casos mais notórios da justiça sul-africana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.